Pra te dar coragem

Pra te dar coragem

Sim, sim, pra seguir viagem... eu ficaria no seu corpo, mas veja, preciso cuidar do meu. Não faço a menor idéia...Ninguém nos conta o final. Bom, tem gente que ganha uma grana preta contando como vai ser o final dos outros...Sei...O que estou fazendo no presente momento? Falando com você, ora essa...Ah...para o final...Como é que eu vou saber como será o final? Agora, tem uma coisa que eu descobri recentemente. Ninguém fica melancólico aos 15 anos de idade, suspirando, puxa, quando eu tinha 10 anos...Ou, alguém de 20 anos, com mais suspiros, se lamuriando, puxa, quando eu tinha 15 anos...Bom, pelo menos nunca ouvi contar. E, também, só posso falar pela minha experiência. Pode não valer muita coisa pra você, mas pra mim é ouro.

Te dar coragem, hummmmmm, vou dizer: você é uma pessoa extraordinária. Que tal? Hã? Passar aqui? Lógico, a casa é sua...quando? Ah, já chegou...celulares...Espere vou abrir a porta...

Se eu senti sua falta?

Ah, vocês, mulheres, sempre reclamando. Não, não, deixa eu falar, senão me perco. Você não vivia dizendo que eu perdia o foco do assunto? Então senta aí e escuta. A rolha do tanque, ok, tampa, que diferença faz? Você passou 2008 inteiro reclamando, e 2009 também, mas, semana passada, na feira...Qual vizinho? Quer dizer, quais vizinhos? E isso é motivo pra você sumir? O de baixo continua fumando aquele cigarro fedorento e o de cima, quando enlouquece, começa a pular. Sim, uma chateação, pois moro embaixo...Sim, a tampa...você que tocou no assunto dos vizinhos. Pois, na feira, finalmente, e por acaso, consegui localizar a tampa, do tamanho certo da rolha do tanque, quer dizer do ralo, assim...Café? Fiquei impressionado em saber que na feira...Não, não, vais tomar café de microondas, porque, bem, porque tenho usado a cafeteira para cozinhar ovos. É muito prático, sabe? Ora, cozinho tudo que cabe naquela chaleirinha...Quando não cabe eu corto em pedaços. Que caibam. Bom, o que eu posso fazer? A geladeira continua quebrada, olha descobri um negócio, errrr, filosófico, isso, descobri que somos impotentes face certas situações da vida. Não, é que a tomada do microondas não funciona e a extensão que eu usava também pifou, então preciso arrastar o microondas para cá, dá licença? Obrigado. Já, já, fica pronto. Ah, você perguntou da geladeira. Então, a parte debaixo virou depósito e o freezer, estava louco pra te dizer isso, você não acredita como os alimentos duram no freezer. Desde a Páscoa tem meio tomate lá, praticamente intacto, se ralar direito, sim, ralar o tomate, com um ralador... Podemos fazer umas pizzinhas à noite, caso, evidentemente, você fique até à noite...Prometo, prometo solenemente que nunca mais vou te arrastar para passear no parque às 3 da manhã. Concordo que o último assalto foi traumatizante, mas, veja o meu raciocínio, como eles assaltam às 3 da tarde, achei que de madrugada estivessem dormindo. Sabe o que eu descobri? Eles não dormem. Será que tomam algum medicamento para não dormir? Bem, podemos ficar em casa. Sim, está um pouco empoeirada. Qual botijão de gás? Nunca teve botijão de gás. O fogão está do jeito que sempre esteve, plastificado e decorado com uma toalhinha em cima. No natal comprei 4 flanelas, sei que elas estão em casa, só não consigo localizá-las, pois, como eu te disse, acho muito importante você saber disso, essa filosofia, somos impotentes perante certas situações da vida. A geladeira exemplifica bem o que estou falando e as flanelas...sim, o chuveiro. Mas eu não tenho culpa. Calma, estou indo pegar o pó. Como, água do filtro? Qual a diferença? Vai ferver mesmo...O chuveiro, criatura, o chuveiro, deixa eu falar, você já tinha desaparecido, sem me dar a menor satisfação, eu sei que em outubro o sujeito da lojinha prometeu a resistência, mas daí veio o verão, quem é que vai tomar banho quente no verão? Não estou achando o pó, ora, o depósito está vazio...O que? Então você foi bisbilhotar na geladeira? Típico, da sua parte. Mas quando tem alguma coisa pra depositar no depósito eu deposito. E daí que o freezer está cheio de tomates? Espere, não faça assim. Precisamos nos entender, que culpa eu tenho se as coisas se desgastam? Não quer mais o café? Calma estou procurando o ...ei, achei as flanelas, ah, vai embora, bem eu não vou ficar implorando, mas, quando você voltar, pode me trazer um pouco de super bonder, pra colar o meu tênis? Isso é um sim?

Vai embora e nem discutimos a questão da coragem...Bom, você é que me ligou dizendo que precisava de coragem...Mas por que essa agonia toda com o final? Todos os finais são relativamente iguais, as pessoas sem dentes, sem cabelos, curvadas, se queixando de dores, você quer resolver o final hoje? Concordo que a geladeira não voltará a funcionar com um passe de mágica, mas sabe como ela quebrou? Num passe de mágica, de manhã estava funcionando direitinho, de tarde...

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 16/08/2010
Reeditado em 10/10/2012
Código do texto: T2441001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.