Retratos de Uma Paixão...***

Lá estava eu novamente num banco da faculdade, experimentando as delícias e os desafios de um novo curso, e dessa vez o Jornalismo...

No inicio, acreditei que seria muito complicado, pois, no meu coração já não morava mais a ansiedade, o fogo e o arrebatamento que os "bichos" costumam ter... meu sentimento era mais tranquilo, menos voraz...

A principio me senti uma estranha no ninho, todos meus colegas eram bem mais jovens e estavam encantados com o inicio do curso... eu particularmente gostava... e muito...

Mas, foi ali na primeira semana... numa quinta-feira, que meu coração se apaixonou de vez pelo curso. Naquele dia eu conheci o fotojornalismo, uma disciplina que desencadeou uma paixão desenfreada, que a cada dia que passa aumenta mais e mais...

A disciplina durou apenas um semestre, mas valeu por toda minha vida, pois, encontrei na arte de fotografar as maiores e mais incríveis lições que a vida pode nos dar...

Aprendi o valor da ética, do respeito e a muitas poesias e histórias que as fotografias podem contar...

Aprendi que uma imagem pode eternizar um instante e ao mesmo tempo nos levar a lugares magníficos, inspirando textos, despertando sentimentos... nos fazendo viajar no tempo...

Lembro-me que, certa vez, nosso mestre entrou na sala de aula e passou a nos questionar sobre a coisa que mais detestávamos, e sem pensar cada um revelou seu desagrado...

Logo de cara percebi a intenção do Pedro, e me achando muito "esperta", rapidinho falei que detestava esporte... foi quando ele pediu para que minha pauta fosse futebol de campo

Beleza!!! Facinho, facinho!!! Meus amigos de trabalho estão sempre jogando...

Mas, para o meu azar, naquela semana choveu... e não rolou a bola... e como em Jornalismo o prazo é fundamental, me vi diante de um grande problema...

Na quarta-feira seguinte, um amigo ligou às 16h avisando que depois do expediente estariam no campo, era só chegar e fotografar. Perfeito!!!

Perfeito nada!!! Seria trágico se não fosse cômico... pois, lá estava eu em pleno gramado... de saia, salto alto, e o que pior... das cinquenta fotos, não se salvou uma sequer, isso sem contar a nuvem de borrachudos que me atacou... Maledeto Muprhy...

Sai de lá odiando futebol e sem cumprir a pauta.

Depois disso houve muitas fotos perdidas... muitos atropelos... e boas risadas...

Motivada por uma grande paixão, não me dei por vencida, ganhei equipamento novo e aos poucos fui direcionando minhas lentes para cenas incríveis, até o dia em que meus lábios emudeceram diante de um espetáculo fascinante, que hoje é o meu favorito: "A Paixão de Cristo"!

Naquele tempo, eu atravessava uma fase muito delicada, com a saúde debilitada, em que andava com o auxilio de uma bengala...

Na noite do espetáculo, meu coração estava em euforia, só me lembro de ter deixado minha bengala com a produção, e me aventurei entre os atores captando quadro a quadro da encenação... Ali, naquele instante não havia dor, não havia limitação, quem comandava meu corpo, quem movia minhas pernas era a paixão que eu carregava no peito...

Cada cena, cada ator... cada movimento, eu queria registrar. Foram 400 fotos de puro êxtase... de pura emoção...

Ao término do evento, eu mal conseguia ficar em pé, mas valeu cada segundo, e agora espero 365 dias para viver novamente esse momento.

Meu coração acelera... vibra e se encanta ao entrar no teatro ainda vazio para apreciar as passagens de palco... pois, naquele momento tão informal, minhas lentes captam a essência e a alma do artista... naquele momento eu vivo a alegria de ter o elenco só pra mim... e devagarinho vou aprendendo a respeitar suas luzes... seus gestos... suas músicas e a proposta do espetáculo. Quando o público chega, inicia-se um novo show, onde os ensaios dão lugar aos inúmeros aplausos e meus olhos se guiam pelas cenas previamente gravadas no coração...

A fotografia me ensinou que gostar do que se faz é muito bom, mas fazer o que se gosta é simplesmente maravilhoso...

Me ensinou que um coração apaixonado é capaz de superar até mesmo as mais terríveis limitações... inclusive as físicas...

Me ensinou a viajar no tempo trazendo para perto de nós pessoas e momentos especiais...

Me ensinou a escrever versos através dos meus olhos... inspirados no que meu coração sente cada vez que vejo o mundo por uma nova perspectiva...

Ah... essa companheira me ensinou tantas coisas... me fez sair de casa mais vezes... me fez aventurar pelo mundo da arte... pelo mundo selvagem...

Registrou alegrias e tristezas... vitórias e derrotas... dias e noites... e sobretudo gravou no meu peito um grande desejo: o de jamais abrir mão de uma oportunidade, nem mesmo quando Murphy resolve colocar em prática suas leis...

A fotografia me ensinou que mesmo que o homem descubra as ferramentas mais incríveis como o Photoshop... jamais poderá mascarar a alma... ela estará ali... eternizada num olhar captado pelas lentes mágicas, que revelam o amor, a alegria e os sonhos de nossos modelos...

Mas, confesso que de todas as lições, a mais bela e mais incrível é que podemos e devemos viver nossos sonhos... porque se desejarmos de todo coração, um dia eles podem ser realizados...

Muitos dos colegas infelizmente desistiram no meio do caminho...mas, não tenha dúvidas... para realizar um sonho...EU VOU ATÉ O FIM!!!

E então escreverei uma nova história repleta das mais incriveis imagens!!!

***Este texto é dedicado a um grande mestre, que me ensinou a postura, o valor e o respeito que deve ter um fotografo... não só pelo objeto a ser captado, como por seus colegas de trabalho...

A você, querido Pedro Monte Mor... meu muito obrigada por tudo que ensinou e pelos valores e paixões que me fez descobrir no mundo da fotografia!!!

Parabéns pelo dia do Fotografo e da Fotografia!!!

Mel Braga Protegida por um Anjo
Enviado por Mel Braga Protegida por um Anjo em 19/08/2010
Código do texto: T2447719
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.