Não Meta o Pau na Humanidade

Quem nunca ouviu alguém “metendo o pau” na humanidade...? – pelo menos eu já fiz muito isso.

Seja tentando transmitir algum ensinamento citando as algumas atitudes humanas como exemplo, seja apenas justificando a pretensão e se colocando em um patamar acima dos outros indivíduos; seja qual for à finalidade, sempre em algum lugar estarão difamando nossa espécie.

Não é pra menos, algumas atitudes de pessoas são desprezíveis, tais como Hitler, Saddam, Bin Ladem... Muitos de nós, acredito que a maioria, não aprovam ou aprovaram as atitudes desses homens; poucos compreendem esse tipo de comportamento, e a minoria entende o que os levaram a tal coisa.

O grande responsável pela Má Impressão que temos de nossa própria espécie, é a “Generalização” das coisas; conceber idéias a partir de poucas evidências: se alguém é assaltado por uma pessoa negra, com indumentárias estilo hip-hop, sempre que essa pessoa cruzar nas ruas com alguém caracterizado como o suposto assaltante, provavelmente ficará apreensiva imaginando que poderá ser novamente vitima de assalto.

Infelizmente, ou felizmente, isso é natural, faz parte da natureza humana, não somente humana como a maioria dos seres vivos. É uma forma de instinto protetor.

Isso que estou escrevendo agora é de certa forma, uma “Generalização”, já que o conteúdo do meu texto ressalta uma “qualidade individual” que temos, ou seja – julgamos as aparências; e todos estamos cansados de saber, e ouvir sobre tal coisa.

Deixo aqui meu recado: Vamos parar de “meter o pau” na humanidade, aceitemo-nos como somos !