Santuário de Lurdes - Região dos Médios Pirenéus - FRANÇA

Hoje 15 de Agosto, celebra-se o dia da Assunção ao Céu em Corpo e Alma de Maria Mãe de Jesus O Cristo. Embora céptico, quando ouvi a noticia de que iam ser evacuados 30.000 peregrinos por ameaça de presumível bomba. Fiquei um pouco atónito e lembrei-me, que estavam a falar de Toulouse e por conseguinte do Languedoc. Lembrei-me dos Cátaros (Puros) e das cruzadas contra os Albigenses, nome pelo qual eram conhecidos. Num reflexo passou pela minha mente o Castelo de Montségur localizado na comuna de Montségur, no Departamento do Ariège, na região do Midi-Pyrénées.na França. Com efeito, este castelo foi implantado no local arrasado da antiga aldeia fortificada que constituía, até ao cerco de 1244, o local de resistência dos cátaros. Montségur abrigou uma importante comunidade cátara. Em 1215, o Quarto Concílio de Latrão denunciou a fortificação como um reduto de heréticos. Em 1229, o papel de Montségur como um abrigo para a Igreja Cátara foi reafirmado pelo Tratado de Meaux-Paris de 1229. A partir de 1232 este papel não cessou de se reafirmar Paralelamente, o castelo acolheu igualmente os cavaleiros faiditas. O objectivo mais realista, que os move era expansionista. Prosseguindo neste expansionismo criou-se um outro muito mais eficaz e rentável. As aparições da Virgem, em 1858, na localidade de Lurdes. O que era uma localidade muito pequena, aldeia com casas humildes, como assim também seus habitantes, que em um oitenta por cento eram analfabetos. Esta localidade, que era mal conhecida na França nesse momento, que se encontrava no início do sistema montanhoso dos Pirenéus e tendo para oeste um promontório rochoso conhecido com o nome de Massabielle (Rochas Velhas). Ao pé deste corre o rio Gave que se forma comas águas que descem das montanhas. A um lado dos muros de rochas seminegruzcas a natureza abriu uma pronunciada gruta de 3 metros e meio de largura por 3 metros e meio de altura. Foi aqui onde se produziu uma das aparições Marianas mais conhecidas da História, no ano 1858. Hoje junto a essa Gruta das Revelações a santa Bernadette Soubirous, encontra-se um santuário e um lugar de peregrinação. Advindo daqui o Santuário de Nossa Senhora de Lurdes. Verifica-se aqui mais uma das manobras do Catolicismo para ganhar expansão Religiosa e de proveitos Monetários, e extinguir um conjunto de Cristãos Primitivos a que chamaram Hereges pelo seu pensamento Religioso, perante a Divindade ser diferente dos que se acham donos da Verdade Divina.

Zé Ernesto Gaia >>>>>>>> MOTOR DE BUSCA GOOGLE

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 20/08/2010
Código do texto: T2449410
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.