SORRIR FAZ BEM PARA A ALMA

Sorrir faz bem para a alma,

é algo que até acalma...

Mas, sorrir com a alma, de verdade,

mostrando a sinceridade de nossa felicidade..

Ósculos e amplexos,

Marcial

SORRIR FAZ BEM PARA A ALMA

Marcial Salaverry

O sorriso quando sincero, espontâneo, é uma das coisas mais contagiantes que existe. Age como um vírus que infecta as pessoas que não usaram um antivírus poderoso, chamado Morton Mau Humorantis, e aliás, não recomendo aplicar esse antivírus em seu organismo. Deixem o vírus agir à vontade. As pessoas infectadas vivem bem melhor. É o único vírus que tem efeito benéfico. Espalhemo-lo pois...

Existe uma explicação científica, para estimular a disseminação desse vírus, cujo contágio recomendo, pois após muitos estudos e testes computadoriais, descobriu-se uma verdade irrefutável:

"Para ficar com a cara fechada e séria, são empregados 117 nervos e músculos, ao passo que para sorrir, são empregados apenas 17."

Assim sendo, para não gastar energia em excesso, e nem que seja apenas por economia, SORRIAM.

Em ambiente escuro, que tal um "sorriso luminoso"? Quebra bem um galho, pelo menos ajuda a achar o comutador...

Claro, o sorriso deve brotar espontaneamente. Não há nada pior do que um sorriso forçado. Para tanto, recomendo sempre que a pessoa esteja em paz interior. Não brigando consigo mesmo, já é meio caminho andado. O mau humor é algo meio destrutivo, ao passo que o bom humor é construtivo. As melhores notícias, as melhores coisas que fazemos, é sempre sorrindo. Vocês já viram alguém receber um prêmio de cara feia? E amando emburrado? Ficar mal humorado enquanto deglute seu prato favorito? Ou enquanto está lendo o Bom Dia Crianças?

Se alguém involuntariamente pisar em seu calinho de estimação, procure pensar que ele não fez isso de propósito e ao invés de dizer-lhe o que pensa sobre a honorabilidade de sua progenitora, aceite um eventual pedido de desculpas. Se o pisão foi proposital, pelo menos esse imbecil ficou feliz porque conseguiu pisar em seu calo, e será um mal humorado a menos, e assim, você colaborou para a Campanha do Sorriso.

Uma coisa que observo nas grandes cidades, é que as pessoas não se cumprimentam, sequer se olham, e se alguém tenta esboçar um tímido: Como vai? Perguntam: O que você tem a ver com isso? . Não é triste isso? Já vi muita gente que, ao receber um "Bom Dia", responde um seco: "Só se for prá você"... Podem crer que existe gente assim...

Se esse vírus, que poderemos chamar de "vírus sorrisal" for espalhado, certamente o humor dessas pessoas vai melhorar. Precisamos estudar um jeito de modificar esse comportamento típico das grandes cidades. Parece que o progresso afeta diretamente o temperamento das pessoas, provocando essa mudança de humor, ou é o medo de fazer amizades, para que ninguém possa pedir-lhe algum favor, esquecendo que pode precisar de alguém que lhe atenda numa eventual necessidade.

O grande mal do momento, responsável por uma infindável série de "doenças dos tempos modernos", é o tal do "stress", que é efeito colateral do antivírus acima citado, razão pela qual não recomendo seu emprego. Deixem o vírus agir à vontade. Espalhem o sorriso.

Muitos vão dizer que é impossível viver sorrindo o tempo inteiro. Claro que não. Vão pensar que é doido. Mas, convenhamos, é bom ser um doido sorridente...

Experimentem de vez em quando sorrir, é um exercício que pode e deve ser feito com muita frequencia, e que trará grandes benefícios. Olhe-se no espelho. Feche a carranca, e depois sorria, e veja qual das duas expressões é mais simpática. Seja honesto na resposta.

Devemos cultivar principalmente o sorriso interior, e este se consegue com um pouco de paz de espírito.

Não devemos guardar ressentimentos nem rancores. Se alguém falhou consigo, e acabou lhe prejudicando, a melhor solução é "encaixar" o prejuízo, e partir para outra. Represálias só irão provocar a continuação da briga.

Se você estiver atravessando uma daquelas fases em o urubu de baixo despeja algo no urubu de cima, cheio de problemas, com preocupações pelos mais variados motivos, procure pensar que se entregar ao desespero não irá ajudar em nada. É difícil sorrir com problemas na vida? Claro que é. Mas procure, ao menos, pois pode lhe ajudar a pensar melhor em uma possivel solução.

O sorriso interior é facilmente reconhecido por um bom humor natural. Pela satisfação que se sente em procurar fazer o possível para não prejudicar ninguém. Muitas vezes não se pode ajudar a alguém que necessita. Só o fato de não atrapalhar, já será alguma ajuda... Muitas vezes uma palavra de consolo já muda uma situação.

O simples fato de saber que temos condição de ser útil, de que podemos servir de ajuda para alguém, já dá uma satisfação íntima que gera o sorriso interior, responsável direto pela disseminação do "vírus sorrisal". Espalhemo-lo, pois.

Nas cidades pequenas vive-se mais e melhor. Uma das razões é que todos conhecem todos, e se cumprimentam. Mesmo que não se conheçam, sempre que alguém cruza com alguém, invariavelmente escuta-se um "Bom Dia", "Boa Tarde", ou "Boa Noite". Experimentem. Não custa dinheiro. É melhor do que divã de um psicanalista...

Uma das maneiras de se conseguir isso, é desejar a todos UM LINDO DIA.