O Brasil eliminado pela Holanda

Quando o ex-jogador de futebol Carlos Caetano Bledorn Verri, conhecido como Dunga assumiu a nossa seleção em 24 de julho de 2006, tinha o mesmo um excelente plano de renovação, ou seja, excluir os medalhões que causaram a derrota para a França por 1 a 0 na Copa do Mundo de 2006, na França. Mas cometeu os mesmos erros ao dar prioridade a alguns jogadores como Kaká e Luís Fabiano mesmo estando fora de forma e com problemas de contusão.

O dia 02-07-2010 foi um dia fatídico para nós torcedores fanáticos da nossa seleção, dia em que fomos desclassificados nas quartas-de-final da Copa do Mundo, na África do Sul, ao perdermos para a Holanda pelo placar de 2 a 1. A Holanda que começou perdendo virou o placar.

Parecia um jogo fácil para o nosso selecionado. O Brasil teve um gol anulado e vencia por 1 a 0. Após ceder o empate ainda no primeiro tempo, o time ficou nervoso. O técnico Dunga tirou Michel Bastos que tinha um cartão amarelo, temendo a sua expulsão. E após a entrada de Gilberto no lugar de Michel Bastos o time caiu de produção e a Holanda fez 2 a 1. E com a expulsão de Filipe Melo o time ficou sem meio de campo, sendo dominado pelo time adversário.

Não foi o dia da nossa seleção! A zaga errou no primeiro gol da Holanda pela falta de marcação numa jogada ensaiada; o goleiro Júlio César errou no 2º gol ao confundir a bola com Filipe Melo, que marcou contra. O meio de campo com Kaká e Filipe Melo não funcionou, pois não marcavam e nem criavam jogadas. O Ataque não funcionou, com exceção de Robinho que marcou o gol da nossa seleção.

O técnico Dunga fez um bom trabalho na seleção com apenas 06 derrotas em quase quatro anos; mas errou ao levar para a Copa do Mundo jogadores desgastados física e tecnicamente como Kaká e Luís Fabiano, e manter um esquema improvisado com jogadores fora da posição, e um banco sem reservas. Ou seja, não tinha reserva para Kaká e Luís Fabiano.

A CBF é a maior culpada pela nossa desclassificação, pois errou em contratar um técnico sem experiência embora fosse um bom jogador. Dunga foi um técnico sem muita opção, embora tenha conquistado a Copa América e a Copa das Confederações e a classificação antecipada para a Copa do Mundo; mas perdeu a Olimpíada, segundo torneio mais importante. E agora com a demissão de Dunga, e com a contratação de Mano Menezes, técnico de muita experiência, só nos resta torcer para que sejamos hexacampeões aqui no Brasil em 2014.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 21/08/2010
Reeditado em 29/05/2012
Código do texto: T2450797
Classificação de conteúdo: seguro