Nascimento de Don Pedrês. Dá prá falar a sério?

Don Pedrês nasceu de uma paixão. Anita e Garibaldi e toda uma série de histórias não contadas da nossa história.

Don Pedrês e a pelea com o gringo: http://www.recantodasletras.com.br/contos/2414315

Tivemos um sonho eu e minha mulher Josiani, de colocar o nome de Anita numa filha, ela não veio, mas a paixão continua, a nossa e por Anita e Garibaldi.

Conheci Prenda Tua, co-autora, personagem de T M Alvariz, a Prenda Minha. Confuso? Também achei, quem é quem? São duas, gêmeas, ou dissociação de personalidade? Para entender melhor, veja o excelente conto que T M Alvariz conta no Cada caso que acontece na vida da gente... Nasce a Prenda Tua: http://www.recantodasletras.com.br/contos/1813277.

Estou analisando esses personagens que brotam, e se instalam em nós. Don Pedrês começou a dar sinais de vida, em pequenos comentários. Se a Prenda Tua era uma alegria, sempre tem que ter algo que nos incomode outro personagem o “Radicci” diz “que é bucha”. Sabem essa essas relações de amor complicadas. Gosto de Anita e Garibaldi, mas é difícil dividir amores.

Dissociação de personalidade, ou como diria Pessoa, “o que queríamos ser” surge o Don Pedrês palpitando na minha cabeça, me fazendo postar:

02/08/2010 05:39 - Hugo Ferreira

Processo investigativo na Prenda. Pelo portunhol achei que era influência do gringo. Sabe aquela máxima: - italianos que falam espanhol e acham que são ingleses = ARGENTINOS! Mesmo italiano de papel passado, bisneto ou não de Garibaldi, o celular no motel ser a melhor opção, é coisa de INGLÊS! Tengo nessas horas um tanto de Um certo Capitão Rodrigo, misturado com o analista de Bagé, família Veríssimo. O gringo está abrindo espaço para a concorrência! Lindo texto, a gente se apaixona pela Prenda!

Quando falo em dissociação da personalidade, é porque coloquei essas dúvidas em Autoria, Pseudônimos, Heterônimos, Personagens, Ortónimos, http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2397080 . Realmente até hoje desconfio que minha mulher esteja preparando uma tese sobre dissocialização de personalidades (ela é psicóloga). Fico quieto porque acho que é fundamental para nossa felicidade. Mas acho que sou um objeto de estudo... Alias não só de estudo, devo confessar,

Outra grande influência foi a poesia de Vainer de AVILA, de Capão da Canoa/RS “Os tropeiros do Rio Grande” do Grupo Poetar Cia do Porto. Já Don Pedrês se fazia sentir:

24/07/2010 09:19 - Hugo Ferreira

Muito bom! Ótimo. Ver as linguagens dos brasis, entoando os cantos que forjaram essa nação. Viajei nessa comitiva.

Ótima poesia falando da nossa interação brasileira: http://www.recantodasletras.com.br/poesias/2396431.

Outra influência foi do gaúcho Nilo, velho companheiro hoje na Cidade Tiradentes bairro de São Paulo, o “quase possível Quilombo de Zumbi” como diria Caetano. Socialista, negro, com antigas recordações de tempos passados.

Com essa forma de influência, surgia o personagem, Don Pedrês, homem da fronteira, como o autor. Forjado em misturas da nossa nacionalidade. Meio índio, espanhol, português, guanche e negro. Nasce com passado, peleando pelo amor de uma prenda.

Por toda sua vida parece que vai continuar a nos dar sua visão particular do Brasil. Está até querendo participar de um encontro em Porto Alegre promovido pelas companheiras Tânia Alvariz e pela Tânia Orsi Vargas do Recanto das Letras. Bah Tchê está si achando!

A realidade brasileira é extremamente complexa!

Dá prá falar a sério brincando?

Don Pedrês é uma brincadeira de proposta séria, ou uma séria brincadeira? Ou será uma brincadeira brincada?

Vou atender a moça do Censo.

Quem sabe nos vendo, nos entendemos melhor?