NÃO, NÃO E NÃO.

Hoje vou falar um pouquinho sobre o "não". Palavra pequenina, mas que traz consigo conflitos e responsabilidades. A primeira vista, parece tão fácil dizer não, não posso, não quero, etc. Mas sei que para muitos de nós isso é muito difícil. É que a gente tem mania de querer estar sempre agradando os outros, não é? Pois saiba que quando a gente não sabe dizer “não” a um pedido que não se pretende ou que a gente já sabe que não vai conseguir atender, causamos problemas aos outros e a nós, tanto em nossa vida pessoal, como profissional.

Pense na violência que praticamos contra nós mesmos ao dizer “sim” quando deveríamos dizer “não”. Quando isso acontece, ficamos com sobrecarga em nossas costas, pois acabamos carregando os "macaquinhos" dos outros. Sem falar que com essa atitude, estamos enganando o outro. A propósito, você conhece a história dos macaquinhos?

É assim: era uma vez uma garota que tinha um macaquinho de estimação, lindo, bem cuidado, saudável e cheiroso! Todos admiravam aquele bichinho e não demorou para que começassem a pedir ajuda, que ela cuidasse também dos macaquinhos deles. Ela aceitou o encargo, mesmo sabendo que eram muitos e que talvez não conseguisse cuidar bem de todos. Mas cuidou, cuidou e cuidou. Acontece que cuidou mal e os resultados foram péssimos. Até o seu próprio macaquinho, antes tão bem cuidado, acabou em estado lastimável!

Resultado: Ela perdeu a credibilidade perante as pessoas que haviam depositado confiança em seu trabalho. Se tivesse conseguido dizer "não", teria evitado esses dissabores e cada uma daquelas pessoas teria procurado outra forma de resolver seus problemas.

Contei essa história para mostrar a você até onde pode ir a sobrecarga causada pelo bloqueio do “não”. Dizer “sim” indevidamente, causa estresse e sobrecarrega você, que inevitavelmente, atrasará ou deixará de cumprir aquilo a que se propôs. É um duplo prejuízo que resulta, para ambas as partes, em frustração e rejeição, além de fazer com que você deixe de ser levado(a) a sério.

Acorde, tenha a coragem de dar um basta. Comece por aqueles amigos que estão sempre pedindo para que faça alguma coisa que eles deveriam fazer. Se o pedido vai atrapalhar a sua vida, não pense duas vezes: diga "não". Se silenciar, a chance de se arrepender depois é muito grande. Pense que o "não" pode até ser uma forma de ajudar a pessoa a encontrar seu caminho, de ajudá-la a crescer.

Mas lembre-se, diga um "não" gentil e educado, pois isso fará com que você não se sinta mal e evitará que a pessoa se indisponha com a sua negação. É importante deixar transparente suas posições, até para não dar a entender que você é simplesmente “do contra”.

Repito, o "não" é uma palavra muito importante e deve ser dita no momento certo. E positivamente.