Convido-os a pensar no Final dos Tempos, Apocalipse, Fim do Mundo, “Juízo Final”...rs como queiram...

Convido-os a pensar sobre o fim do mundo, como a vida na terra é frágil e insignificante; a qualquer momento pode acabar, considere cada minuto de sua vida como um prêmio.

Existem várias maneiras catastróficas que podem originar o “fim do mundo”, o extermínio da humanidade, ou de toda e qualquer tipo de vida no planeta azul, mas fiquem tranqüilos, nada de intervenção divina, juízo final, bla..bla..bla...

Catástrofes naturais, a própria natureza pode digerir a vida na biosfera. Um grande exemplo disso são as epidemias; onde os números de mortos são astronômicos, a história está aí manchada, onde a mais famosa epidemia dizimou mais de um terço da população da Europa; considerando o número de habitantes e terra civilizada da época, essa estatística é assustadora.

Outro grande candidato a exterminar a vida global, é o Sol! Sim... uma ironia, já que a vida sem ele seria impossível. Um dia o sol deixará de brilhar, em milhões de anos, talvez bilhões, quem sabe...

Além da morte do “astro rei”, ainda vindo do espaço, meteoros poderiam atingir a terra; dependendo do tamanho e a força com que esses meteoros nos atingissem, com o impacto nosso planeta poderia se desintegrar, na verdade seria o contrário, poderíamos dizer que a terra atingiria o meteoro.

Vi em um documentário, que dependendo do impacto, um meteoro poderia avariar a órbita terrestre, onde essa que gira em torno de um eixo próprio, se essa sincronia fosse abalada, poderia criar uma nova rota, e a terra seria lançada em direção ao Sol, ou pra longe dele.

Nossa! Morreríamos de calor, cânceres de pele, escassez de alimento, fome, seca, as geleiras derreteriam encobrindo um terço da terra; se a nova rota fosse o contrario, longe do sol morreriamos congelados; até que não seria ruim, já imaginaram, saberíamos que o fim estaria próximo, um caos tremendo..., qual seria a nossa reação ? a sua reação ?

Governos fundamentalistas radicais, que possuem bombas atômicas, poderiam fazer se repetir outras Hiroshima’s e Nagasaki’s, eu pensava que um dia a vida seria exterminada por bomba atômica, mas acredito que não corremos esse risco, talvez em um futuro não muito distante, alguma cidade, estado ou até mesmo país, seja exterminado por algum governo extremista que domine a tecnologia nuclear, (não são poucos), mas nao a humanidade toda.

Bin Laden... Acredito que a raça humana não corra perigo de extinção derivada de explosões nucleares, justamente por causa desse famoso terrorista, Bin Laden. Oras os homens bombas estão aí para provar. São manipulados, sofrem lavagem cerebral para sacrificarem suas vidas em nome de uma causa, a causa do Osama.

Mas esse mesmo fica em seu esconderijo intacto, manda outros para morrerem em seu lugar ... Então de certo modo, ele valoriza a vida, a vida dele mas valoriza. Pior seria se o próprio Bin Laden tivesse essa mentalidade suicida, daí sim estaríamos “lascados”.

Uma outra forma de extinção, seria nós mesmos, humanos geneticamente modificados, se sentiriam no topo da “cadeia alimentar”, e nos veriam como inferiores, assim como vemos os ratinhos de laboratório.

Graças ao progresso dos estudos genéticos, embora muitos cientistas não admitam, em um futuro não muuuuiito distante, será possível fazermos modificações em nosso metabolismo, como fazemos um updade, ou turbinamos o carro; na prática seria mais ou menos assim: poderíamos usar os genes responsáveis pela Super-Visão das águias, e assimila-los em nosso DNA, então teríamos uma visão super-desenvolvida. – Sim mutantes.

Essa carga genética seria passada de pai pra filho, e uma “raça aprimorada” surgiria, super-humanos; claro que nessa assimilação genética muitas anomalias surgiriam, mas tem um lado bom, muitas limitações físicas seriam ampliadas, doenças curadas.

Mesmo que esses avanços causem um mal irreparável a humanidade, ou até mesmo divida nossa espécie em subcategorias, vale a pena. Uma das coisas que movem o homem é a curiosidade, sempre temos sede de descobrir cada vez mais, sempre nos surpreendemos, sempre haverá coisas a serem descobertas; e um dia poderemos todos em uma só língua afirmar: “Deus não Existe, a vida é obra do acaso”.

>> Baseado no programa Ciência em 10 atos.