AGOSTO VOCAÇÃO MISSÃO

O sol despontava na serra vermelho e imponente dando vida àquela campina. Pássaros cantavam em coral matinal. O sereno cobria doce a relva e a terra e o vento soprava frio e seco. Era mês de agosto, meado de estação e em determinada porção de terra encontravam-se espalhadas várias sementes de diversas qualidades e formas. Todas elas não sabiam o porquê de estarem ali, a dúvida as assolavam e a única certeza era que não ficariam ali daquela forma pra sempre. Alguma coisa aconteceria. Cada uma das sementes trazia dentro de si uma potencialidade a qual ainda desconheciam.

Vieram os ventos, pássaros, chuva e intervieram na realidade das sementes que sentiam desabrochar a tal potencialidade. Todos esses fatores da natureza fizeram as sementes serem envoltas pela terra. Algumas sementinhas se sentiram inseguras, receosas, pois desconheciam por completo o que lhes aconteciam. Incharam e a germinação ia aos poucos acontecendo.

Como não encontravam uma explicação e ignoravam por completo tais transformações, e como sentiam um desejo ainda desconhecido se entregaram a ação da mãe natureza: disseram seu sim. Na velocidade da sábia mãe natureza iam se desenvolvendo e aos poucos foram descobrindo que aquela potencialidade antes desconhecida era um chamado, uma vocação, uma missão.

A semente de ontem ia se tornando a árvore de hoje, sendo podada, irrigada, cultivada e quando já grandes e maduras em suas vocações, colocavam em comum seus dons. Umas davam frutos, outras flores e outras ainda uma aconchegante sombra. E aquelas temerosas sementes descobriram a felicidade na partilha de seus dons e a cada amanhecer se abriam à graça de Deus através da natureza que as alimentava e fortificava em suas missões.

Assim é nossa vida. Não estamos aqui por acaso. Desde toda eternidade Deus traçou um plano para cada um de nós. Um plano de amor. Ele toma a iniciativa de chamar (a luz do sol) Cabe ao homem responder a este chamado. Deus, porém respeita a liberdade do homem. Ele oferece a graça, os meios para que a pessoa responda ao seu convite (O vento, a chuva, os pássaros, etc.). Ele poderá se abrir a este convite, confirmar seu desejo em consonância ao desejo de Deus (deixar-se germinar) ou frustrar o plano de amor de Divino (negar a graça) escrito para cada ser humano.

Recebendo de Deus uma missão (dar frutos, flores, sombra, etc.) a pessoa passa a ser profundamente marcada por este chamado Divino. Não há como resistir ao apelo de Deus. A vocação marca a pessoa. Ela passa a ser outra quando encontra sua missão e a põe a serviço dos homens. A missão torna-se o centro e a mola que impulsiona a vida da pessoa. Que este mês vocacional seja para nós momento de reflexão e ação, respondendo ao chamado e contando com a energia Divina que a tudo rege. Que Deus nos guie por seus caminhos mostrando-nos a estrada certa.

Nota: Nossa missão é também nossa profissão, nossa forma de ganhar o pão. Vocação não é necessariamente um chamado, uma missão para trabalho voluntário, religioso, social. Mas é também o que fazemos de melhor, para nosso bem, para o bem dos que nos cercam e a quem tocamos na caminhada da vida. Pela nossa missão transformamos o mundo e contribuímos para o plano de Deus.

Gleisson Melo
Enviado por Gleisson Melo em 23/08/2010
Código do texto: T2454034
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.