RELACIONAMENTOS

Relacionar-se com outras pessoas é um grande desafio na atualidade. Há muito tempo vem sendo defendido que a melhor opção de vida é viver sozinho. Para isso já se nota o foco do comércio em atender essa fatia de mercado. Mas ainda assim é necessário passar a maior parte do tempo do dia vivendo em contato com outras pessoas. É nesse ambiente, importante, de convivência com os colegas de trabalho que cada um tem que saber como tratar os outros.

Manter uma relação saudável não é fácil. Cada pessoa é diferente uma da outra, não apenas na aparência física que existe entre cada ser, mas também nos gostos, no pensamento e assim por diante. Cada pessoa é diferente da outra em cada detalhe. Isso implica os relacionamentos; relacionar-se é uma arte, uma arte que precisa ser aperfeiçoada todos os dias.

O relacionamento entre pessoas deve partir de princípios, princípios estes que levem a convivência saudável e porque não dizer prazerosa. Isso mesmo, relacionar-se com outras pessoas deve ser uma convivência prazerosa. Prazer em estar junto, de dialogar, em trabalhar com elas. Ninguém vive mais na idade das cavernas, isolados dos outros, fora do ar; estamos conectados nessa grande rede de contatos com aqueles que estão à nossa volta e não se pode relacionar-se com ninguém estando isolado, e isolar-se é não relacionar-se e isso faz qualquer um se afundar cada dia mais no deserto da vida e profissional.

O relacionamento entre pessoas também precisa de habilidade. Quando se fala em habilidade logo vem à mente o que uma pessoa tem por capacidade de trabalho em determinada área, sempre se referindo à habilidade manual ou intelectual. Mas tão importante quanto ter habilidade para trabalho é preciso ser hábil com as pessoas. Ser hábil com outros não é tão simples, pois assim como cada um de nós, todos estão passando por situações diferentes da nossa, tem sensações, temperamentos e conclusões tão diversificadas que fica impossível poder entender todas. Contudo quando se tem essa habilidade de saber lidar com essa diversidade de sentimentos e temperamentos se consegue conquistar muito mais que sucesso profissional, se conquista pessoas, amizades. Um bom ambiente de trabalho requer habilidade com seus colegas, afinal como já foi dito acima: passamos a maior parte do tempo com eles no trabalho.

Nervosismo, frustrações, decepções. Esses são apenas alguns sentimentos diários que cada um precisa enfrentar. Com isso se torna cada vez mais importante saber tratar as pessoas, não apenas para se dar bem no trabalho, mas principalmente porque isso vai trazer uma nova empatia com aqueles que estão à sua volta e você.

Quero aqui chamar sua atenção para que a partir de hoje você passe a dar mais valor ao seu relacionamento com aqueles que fazem parte do seu dia-a-dia para que você e eles tenham mais prazer na convivência mutua. Mais ainda quero chamar atenção para que o seu conceito de ser habilidoso com as pessoas possa fazer bem, também, aos que não fazem parte do seu dia-a-dia, mas que de alguma forma tenham contato com você, afinal eles serão portadores do seu jeito de tratá-los; e já sabemos que quando alguém é tratado com respeito e dignidade isso é passado adiante e assim poderemos contagiar todos com o vírus do bem.

Fica aqui um bom motivo para que você comece agora mesmo a repensar como você tem se relacionado com as pessoas à sua volta. Respeito, habilidade, dignidade é uma simples e eficaz maneira de multiplicar o bem.

Luis Claudio de Roco – Psicanalista / Teólogo

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 23/08/2010
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T2455004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.