SOBRE A EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS
 




 
 
Pois é amigos leitores. Infelizmente, segundo as determinações do MEC (Ministério da educação e Cultura), há mais de quarenta anos os professores estão proibidos de educar. Só podem ensinar. E nesse quesito uma grande maioria desses professores pouco sabem para ensinar. A partir do momento que politicamente mudaram a denominação da ESCOLA NORMAL para MAGISTÉRIO a situação educacional se descambou para a imbecilidade.
Nós, caiçaras de são Sebastião, que estudamos no Grupo Escolar Henrique Botelho fomos privilegiados porque naquele estabelecimento de ensino tinha um corpo docente inigualável. Com todo respeito eu comparo ao de uma universidade de hoje em dia. Alguns dos professores da minha época: Euclides Ferreira, Professor Rosa, João Gardelin, dona Tetê (esposa do Sr. Tutucho), professor Heitor, dona Verena (profª. De música), prof. Teodoro e profª Ana Leitão (ambos foram diretores da escola), dona Nina (mãe do Kidinho), professora Marlene, Professor Elson Fruguli, Professor Edgar, prof. Geraldo Dória e outros.  Não lembro o nome de todos  agora, pois me refiro ao período de 1.953 a 1.964. Por isso, se o amigo leitor lembrar-se de outros, mesmo depois desse período, por favor, comentem aqui no site indicando-os que terei prazer em inseri-los neste mesmo texto. 
A meu ver, salvo melhor juízo, a partir do momento que os professores não mais podem ensinar os princípios básicos de educação e cidadania os estudantes se enchem de razão negando-se a respeitá-los. Só para encerrar essa crônica: Nos meus tempos de escola tínhamos na grade uma matéria chamada EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA.