Leitura de uma Imagem

Marcas do Tempo: Um olhar sobre meus pés

Pés, cansados doloridos cheios de calos,

sola grossa como se fossem cascos de cavalos, de tanto andar...andar... e andar...

Tornaram- se andarilhos.

Pés que percorreram caminhos sem rumos... sem destinos...errantes...Para eles fiz chinelos de ‘‘Garrafas Peti e com Tiras de Trapos fiz as Correias”...

Pés, que já não sentiam mais a circulação por falta de oxigenação, dificultando assim seus movimentos ao caminhar.

Pés, que tanto trabalharam..., desde as primeiras horas matinais..., até ao entardecer..., pouco descanso tiveram na longa jornada....

Pés, que desde os primeiros passos, não param mais de caminhar. Agora já cansados....injustiçados..., mas nunca reclamaram por estarem descalços ou ao relento...

Pés, maltratados pelo tempo, hoje porém senti que necessitavam de cuidados,de proteção, de calçados...Mesmo que fossem de “Garrafas Peti e com Tiras feitas de Trapos”.

Pés, velhos, sujos, grosseiros, feios, mas são meus....

Sei que muitos queriam tê-los do jeito que eles estão... Eu não me queixo deles..., são meus...

Pés que estão comigo, sustentando meu corpo, também já pesado e cansado com as marcas do tempo... Lanço um olhar sobre eles... e vejo...com tristeza.

Pés, que não precisavam ser assim... Pois nasceram livres..., mas como escravos viveram... Poderiam ter um outro destino... Serem de advogados médicos, juízes, engenheiros,professores...

Pés, não importa a profissão que tivessem, desde que não tivessem sido tão maltratados... Não tiveram ainda na infância o direito de caminharem para escola, tiram- lhe este direito, de caminharem para o saber...

Pés, negros, rudes, que serviram apenas para trabalhos pesados ou para levarem recados... Ah! que nem para soldados serviram... Até este direito lhe tiraram...

Pés, que viram o abismo da desigualdade, a restrição da liberdade... Mas como? Se nasceu livre e iguais aos pés de outros seres humanos..., mas contigo companheiro de longa jornada tudo foi diferente...

Pés, que viram também riquezas, sentiram a pobreza e a miséria bem de perto... Pergunto então: Onde estão teus direitos? O que ganhamos juntos?... Ah!, não dava para suprir nossas necessidades....

Pés, e da família nem falo... Quando nos tiraram também nosso trabalho, foi então que começamos a longa caminhada e nos tornamos vulneráveis mais ainda... juntos perante a sociedade e sem nenhuma dignidade...

Pés, nossos direitos foram todos violados e ficamos as margens da sociedade... Hoje o que posso fazer por ti e por mim?.... Para ti “Sandália de Garrafa Peti”... Ambos já cansados da jornada...

Para mim, quero apenas nossos direitos de volta, para que possamos descansar em paz,mesmo que seja num abrigo...Mas com direito a “Saúde, Alimentação, Laser e todos os outros que nos tiraram".

Mas para que eles sejam cumpridos e que aconteçam em tempo de aproveita-los, é necessário que me escutem... e.... Vejam as marcas do tempo e que lancem um olhar sobre nós em especial para. ‘‘Meus Pés”.

Vejam que não agüentam mais a caminhar, nós só queremos terminar nossos dias juntos e com dignidade amparados pelos direitos que temos.

Que reflitam sobre o que viram:

Pois o elemento de comparação é a surpresa como as coisas acontecem....

Falo do conceito de cada um com relação ao direito a vida....

Portanto:

A vida é tão curta, que não pode ser desperdiçada com expectativas utópicas. É preciso sermos realistas...

É necessário ser realista, tomando a ilustração que permita nos raciocinar e que valha a redundância, nada, nada... absolutamente nada... Vale apena se não respeitarmos os “Direitos a Vida”.

___ A vida é a coisa mais preciosa que temos, assim como você eu, com nossas alegrias e tristezas. Com nossas lutas e Conflitos, mesmo assim a vida e o direito de vivê-la com dignidade é o mais importante neste imenso Universo em que vivemos.