Envelhecimento & Liberdade

Esther Ribeiro Gomes

Outro dia li um texto que abordava os desafios do envelhecimento.

Dizia que uma jovem perguntou a uma senhora como se sentia na velhice e ela, diante da pergunta inesperada, pôs-se a refletir sobre as vantagens e desvantagens do envelhecimento.

Obviamente, não é agradável olhar no espelho e ver refletida uma imagem que não tem mais a beleza de outrora...

São tantas as perdas que vamos deixando pelo caminho: amores que passaram, amizades que se foram, sonhos que não se realizaram,

desilusões que ao longo do tempo foram marcando sulcos profundos no rosto e cicatrizes indeléveis na alma.

Mas também guardamos carinhosamente momentos inesquecíveis de felicidade, cujas lembranças enternecem o coração e iluminam a face!

Aprendemos a conviver com nossas dores físicas e encaramos frente a frente a inevitável solidão...

Por outro lado, ganhamos sabedoria e independência.

A maturidade é libertadora, não temos mais que dar satisfação dos nossos atos e desfrutamos deliciosamente dessa liberdade!

Nesta altura da vida, não precisamos mais ser escravas do corpo perfeito, da roupa da moda, da ditadura da dieta, da ansiedade em agradar quem quer que seja, enfim, somos livres!

Podemos vestir o que nos der vontade, colocar um chapéu extravagante, uma bolsa super colorida e se alguém nos olhar com desdém e um sorriso irônico, poderemos dizer:

- Se você conseguir viver até a minha idade, também envelhecerá!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 30/08/2010
Reeditado em 06/12/2010
Código do texto: T2468787