A dor da saudade....

Eram três irmãos:dois homens e uma mulher.Meu pai,o mais velho,falecido anos atrás e minha tia que partiu para outra esfera,na madrugada de ontem aos 98 anos....

A longevidade da minha família:a mãe deles(minha avó) faleceu tb nessa idade.Fugia completamente aos padrões orientais - era alta,esbelta , de seios fartos.

Segundo meu tio, pertencia a uma linhagem nobre**,seu pai,barão,título este dado pelos serviços prestados à familia imperial.

Vem à lembrança a figura da minha avó:porte elegante,culta,fazia ikebanas e bonecas orientais,com quimonos..árvores e flores...(de que materiais não me recordo e lamento muito por isso)

Com o falecimento da minha tia,vai-se uma parte da história da minha família:haicaísta como meus pais, adepta à cerimônia do chá ...o elo entre o Brasil e o Japão agora tênue....resta agora meu tio que,com seus 86 anos nos dá uma grande lição de vida.Dançarino, cantor de karaokê,viaja sempre com seu grupo, despertando a atenção de todos pela sua vitalidade e pela aparência...

É lastimável pensar que construímos uma história de vida com pinceladas do passado ,ao fundo,uma parede branca,sem vida... sem alma...

A dor da saudade aumenta,ao lembrar dos que já se foram...um sorriso

na face,ao lembrar dos momentos em que pudemos compartilhar presenças de pessoas que nos foram e são ainda tão preciosas...

Legado do amor...