O PRAZER DA LEITURA

Desde garotinha sempre gostei de ler. Lembro-me que, naquela época, devorava com avidez todas as revistas em quadrinhos deleitando-me com as aventuras dos meus heróis favoritos na sua eterna luta de combate ao crime.

Para mim não havia gostosura maior do que passar a tarde com um "gibi" nas mãos acompanhado de uma sanduiche de mortadela e uma garrafinha de "grapette". O mundo podia desabar à minha volta, que eu nem me dava conta.

Havia, também, os contos de fada em que eu mergulhava de cabeça tornando-me a própria heroína, a princesa encantada presa em seu castelo à espera do príncipe que viria salvá-la das garras da feiticeira malvada.

Um pouco mais tarde, em torno dos 10/12 anos, tive a atenção despertada para a "Coleção Menina e Moça" que contava estórias de crianças da minha faixa etária envolvidas em milt travessuras e armando brincadeiras do arco da velha. A primeira página de cada livro, ou seja a folha de rosto, exibia trecho de um poema de Machado de Assis que diz:

"Está naquela idade

inquieta e duvidosa

que não é dia claro

e mal é alvorecer.

Entreaberto botão,

entrefechada rosa,

um pouco de menina

e um pouco de mulher."

Acho que foi a partir daí que a minha atração pela poesia teve origem.

Depois foi a vez das estórias de amor embaladas pelos melosos romances da "Biblioteca das Moças" assinados por M. Delly, Florence L. Barclay, Louise may Alcott e outros autores de igual gabarito, que enchiam-me a cabeça de sonhos fazendo a imaginação correr solta.

Dessa maneira, o hábito de ler faz parte do meu dia-a-dia há um longo tempo. Não sou, porém, uma estudiosa. Leio pelo puro prazer egoísta que a leitura me proporciona. Gosto de livros, gosto do cheiro do papel recém impresso, gosto de tê-los nas mãos e sentir aquela expectativa deliciosa que antecede o momento de abrí-los e conhecer seu conteúdo.

Minha preferência está voltada para a literatura de ficção, mas misturo estilos e autores indiscriminadamente. Agora mesmo venho de terminar "Contos de Eva Luna", de Isabel Allende e me preparo para ler quatro livros que acabei de comprar, apesar de já os conhecer. Mas é justamente porque os conheço que os comprei! São eles: Tia Júlia e o Escrevinhador de Mario Vargas llosa, O Homem do Terno Marrom e Assassinato no Campo de Golfe, de Aghata Christie e Eu e Outras Poesias de Augusto dos Anjos, pois o meu exemplar está um bagaço de tanto ser manuseado.

Não pode haver mistura mais disparatada do que essa, não é mesmo? Ainda assim, tenho certeza de que vou aproveitar ao máximo cada página que percorrer viajando com as personagens nesse mundo maravilhoso da fantasia, no mais gostoso dos entretenimentos.

jul-1997