O QUARTO DE DEFUNTO

____________________________________________

 

Lá pelos lados de Pernambuco, mais precisamente na zona canavieira; havia (não sei se ainda há) um costume bem interessante: quando morria algum morador do engenho, os parentes se dirigiam ao delegado de polícia e pediam licença para rezar num "quarto de defunto". Com a licença concedida pelo delegado, eles vão até um boteco, ou bodega, ou ainda, bolicho, e compram de oito a dez garrafas de aguardente, das piores, e um ou dois quilos de bolacha comum, marca popular. Passam então a noite toda cantando ladainhas e ofícios; tomando aguardente e comendo bolacha.

Lá pelas tantas da noite, homens e mulheres um tanto embebedados, já não sabem mais o que estão cantando.  Um pouco mais para as tantas da noite, o "quarto" fica mais "alegre" ainda. Uns aos outros, começam a contar anedotas de gente que já morreu e que na hora de descer para a cova voltou à vida, entre outras.

A viúva nem tempo tem de chorar; e atendendo um aqui, outro ali, outro acolá, chega até a esquecer do finado.

Aqueles que sabem ler têm o privilégio de "tirar", entre uma caneca e outras, as ladainhas e ofícios:

“Uma incelência pra ele:

Desce um anjo do céu vem lhe vê;

Espera aí meu anjo do senhor

Eu vou pro céu mais você."

[...]

Este ritual de cantorias está arraigado ao espírito do povo nordestino. No caso do "quarto de defunto", segundo alguns pesquisadores, não se sabe a origem.

Eu fico aqui, imaginando... Se participasse daquela cantoria no "quarto de defunto" — o que não seria nada ruim — sairia para o enterro, no mínimo, engatinhando; isso, se eu conseguisse sair. ®Sérgio.

_____________________________________________

Se vocêencontrarerros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 01/09/2010
Reeditado em 05/06/2013
Código do texto: T2473239
Classificação de conteúdo: seguro