imagem: http://isabellucio.home.sapo.pt/443780.jpg


ESQUECI...ESQUEÇA!


Esqueça!
Eita coisa irritante, quando você está ali, no limite de seus esforços, tentado exorcizar um pensamento, ou sentimento, e alguém, nas melhores das intenções, lhe ordena enfaticamente:  E...S....Q...U...E...Ç...A arroba ponto com, ponto br.
 
Estou pensando nisso, sei lá o motivo. Ninguém me mandou esquecer nada e alguém hoje. Também não mandei ninguém fazer isso. Subjetivamente, talvez até eu tenha  uma explicação para isso. Entretanto, está fora de cogitação remexer  minhas gavetas  internas, no momento. Nego-me veementemente e não há a menor chance disso acontecer. Afinal, esquecer algumas coisas e sentimentos dói e é tão difícil. Não estou a fim de sentir dor, muito menos de acordar algo adormecido. Sonâmbulos me assustam. E olha que já fui uma. ESQUEÇA, não colocarei minhas mãos nessa cumbuca.
 
Mas vamos a mais algumas, entre tantas,  interrogações recorrentes em meus miolos, não me ESQUECENDO de que esta crônica é sobre o famigerado ESQUEÇA! Aquele que é contraponto do NÃO ESQUEÇA.
 
Uma pausa para o NÃO ESQUEÇA. Pode soar para ele até como provocação. Não me  importo. Ele merece ser provocado.
 
Tenho pra mim  que esse tal de NÃO ESQUEÇA é uma espécie de bruxo. Basta alguém pronunciar o NÃO ESQUEÇA para que todos os dados  ordenados sejam apagados e você embrulhado em  maus lençóis. NÃO ESQUEÇA  a chave! NÃO ESQUEÇA o documento! NÃO ESQUEÇA a passagem! NÃO ESQUEÇA o aniversário de seu amigo! NÃO ESQUEÇA a fala! Danou-se! O NÃO ESQUEÇA é sacana. Pode ter certeza de que você vai ESQUECER. Aproveitando a deixa, ESQUEÇO aqui o NÃO ESQUEÇA. Dei a ele um comprimidinho tarja preta, desses de fazer dormir, para que ele não venha aqui me perturbar.
 
Esquecer. Como é complicado o exercício de esquecimento. Quando algo gruda em nós, seja em nossas cabeças, em nossos corações, em nossos sentimentos, em nossas almas e precisamos nos desvencilhar dele, sofremos. Acesso a fórmulas mirabolantes não nos faltam. E vão desde um simples conselho, à psicanálise. Como seria bom se tivéssemos um interruptor para desligar essas lembranças incômodas. Seria deveras simples. Já imaginou o seguinte: Oh! isto aqui é para eu esquecer, desligo. É pra esquecer? Tiro da tomada, pronto. E se a gente não tirar, alguém tira pra nós e tudo fica bem. Bom demais, não é?
 
Porém ESQUECER não funciona desse jeito. ESQUECER  é complexo  como tirar uma maquiagem. Lembrando que, dependendo da ocasião, abusamos dessa maquiagem, como abusamos em não nos permitirmos  ESQUECER . Nós mulheres, bem como os artista, sabemos de quanto tempo gastamos nesse processo. Algumas maquiagens são bem mais resistentes, assim como ESQUECER também o é. E isso nos agrinde emocionalmente, dia após dia. Sabemos do estrago, mas não sabemos como apagar o que precisamos esquecer. 
 
Tenho sugestão, não uma fórmula. Tente se imaginar tirando uma maquiagem lentamente. Lavando o rosto, usando uma loção para o seu tipo. Não agredindo sua alma. Dentro do seu tempo. Dentro de suas possibilidades. Cada vez que você  acordar e verificar que restam ainda coisas para ESQUECER, assim como restos de maquiagem no rosto, faça tudo de novo.  

OPA! Acabei de me olhar no espelho e descobri um resto de ESQUECER no meu rosto. Alguém aí tem um Leite de Limpeza ou Demaquilante para me emprestar.
Esqueci que o meu acabou.