minha mãe matriarca

 

Sim,minha mãe é uma matriarca.Aliás,uma bela matriarca! Tenho muito orgulho disso e penso que,viver um matriarcado nos dias de hoje não é assim muito fácil e até porque a mulher mudou e consequentemente a família se transformou e o numero de filhos está cada vez mais reduzido.Hoje não ter filhos,por exemplo,já é uma opção,coisa que no passado pegava muito mal.Mas o mundo mudou,e talvez eu viva um sistema riquíssimo em valores,no entanto em extinção devido a todo um contexto de desenvolvimento.

Sim,falo sempre para minha filha que curta esse modêlo porque ele tende a sumir,ou o que é mais real,ele já não faz parte do nosso mundo contemporâneo é uma verdade.

Mas eu nem queria falar do sistema matriarcal,eu quero falar é de minha querida mãe.Sim,uma grande mãe! e que teve e tem o privilegio de ver passar por suas mãos três gerações.É um privilégio,é uma benção dos céus o poder viver nesse contexto.

Esta foto foi tirada recentemente no último mês de abril quando de uma visita nossa à casa de minha irmã em São Paulo em momento de descontração de um lanche onde a mesma clicou e captou a nossa matriarca às véspera de completar os seus 88 anos de idade.

Ela hoje está com 88 anos completos e faz aniversário no dia primeiro de maio.Nunca ví uma data que tem tanto a ver com a pessoa do que esta.Sim,porque não conhecí ninguém mais trabalhadora e batalhadora do que a minha mãe.E nascer no dia do trabalho foi muita coincidência ou já é coisa divina e pré determinada.

Acompanhei a mesma nesta visita à minha irmã,mas a observar que a mesma sempre viveu mais tempo em São Paulo.Há mais de trinta anos viúva e embora tendo a sua casa,sempre viveu em visitas à prole hoje espalhadas por vários estados do Brasil.Recentemente está morando no Rio,embora também não saisse e estivesse sempre nesta cidade.Aliás,é uma mulher que até hoje,mesmo na idade que está não para de viajar.

Mas o que eu gostaria de falar de minha mãe eu ainda nem consegui.Eu tenho tanto,tenho tanto para falar dela que nem sei como começar...nem sei se terei condições de digitar esta crônica...nem sei se terei a capacidde de falar de minha mãe,essa linda mulher, em apenas uma crônica...pois acredito que ela esteja mais para um livro do que para uma simples crônica...

Sim,a crônica é muito pequena para uma matriarca.Mas vou tentar condensar por aqui mais um pouco do que eu queria falar dela...Aliás esta cronica é do dia das mães que não conseguí redigir...estou para falar dela,assim como do meu pai,mas não consigo...é uma cronica em homenagem atrasada,mas afinal,todo dia é dia de mãe,de mulher mãe...

Mas então,vou continuando...Como vemos nesta foto,minha mãe está ótima!...em excelente condição fisica e psicologica mesmo considerando a sua idade,que na verdade não aparenta a que tem,biiologicamente ela aparenta ter setenta(70) anos,bem mais nova do que na realidade o é.

Na altura em que foi registrado esse prazeiroso momento,minha irmã olhou a foto na câmera e solta os elogios que a imagem requer..."Que llinda!!!,como é llinda a minha mãe! mãe,você está ótima e bela!..." e eu a correr olhando,reforço o côro,a celebrar a vida,a beleza de nossa mãe...concordando e lembrando que na verdade esta é só uma das imensas e maravilhosas marcas de minha mãe matriarca que nasceu no interior do Piauí,em um tempo em que a mulher era preparada para casar e constituir assim família,administrar um lar.Estudou apenas o necessário para cumprir a sua missão.

No entanto,o casamento aos 15 anos e uma prole de seis filhos a fez trabalhar e ser criativa para com o seu mundo.Foi professora primária e montou um atelier no qual preparava as grinaldas e bouquet e arranjos para casamentos e eventos sociais o que passou toda a sua vida a trabalhar artisticamente para as noivas nesse ramo de negócios.

Nascida no interior do Piauí onde também casou e onde gerou os filhos,dentre os quais sou a mais nova,sempre foi uma mulher à frente do seu tempo ajudando e reforçamdo o orçamento doméstico e já naquela altura com a sua independência financeira sempre garantida.

Teve como meta a "educação" dos filhos e para isso priorizou o estudo para todos sendo a grande incentivadora e promovedora para a caminhada dos mesmos.

Hoje tem o carinho,o respeito,a reverência de todos nós. Hoje, com a autonomia dos seus 88 anos é quem direta e indiretamente comanda esse seu "reino" que luta e defende com a mesma garra de sempre.Hoje,o seu trabalho é estar em contato com tudo e todos independente das distancias, a promover a paz.Tudo passa pelo seu olhar,es sua fala ainda é decisiva em muito de nossas vidas.

Mas não é fácil ser uma Matriarca.Tem que ser ativa,tem que ser eficiente,tem que estar muito ligada,tem que ter boa memória,tem que ser uma excelente planejadora,tem que ser igual administradora,tem que enternder de política...tem...temm...que ser tudo,e tudo a minha mãe é .Como pessoa ela é sensacional.Tem uma habilidade que sempre falo para ela que deveria de ter sido uma diplomática e ela não deixa de ser ao exercer esse tão prestigiado cargo que a vida lhe concedeu e no qual ainda toma e tem a posse.

Hoje ela vive o mundo dos seus seis(6) filhos,quinze(15) netos e quatorze (14) bisnetos, espalhados por muitas cidades afora.Tem netos,Paullistano,Paranaense,Piauiense e Cariocas.Tem bisnetos,três(3) Piauienses, sete(7) Paulistanos,duas(2) Cariocas e dois(2) Ingleses.

E nesse contexto,entre muitos parentes e muitos amigos espalhados vive a minha mãe a se comunicar,a visitar a desafiar a vida e a nos surpreender a cada dia que passa.Com as suas muitas agendas,(uma só de aniversarios,outra só de telefones,outra só de dados da familia e etc) e os seus queridos livros de orações,pois é uma católica praticante,e nos vários telefones que precisa ter,vive a minha mãe neste cargo valliosíssimo,a zelar ainda pela sua prole nos minimos detalhes e saber de todos eles...

Vive minha mãe,essa bela mulher,um cargo divino,de Ser uma das poucas matriarcas,com certeza,não so do Brasil,mas do mundo considerando os novos tempos, ainda a plantar o Amor pela vida que Deus a presenteou por longos anos e que ainda creio,irá bem mais longe.Que Deus me ouça e a abençõe,agora e sempre!

 

 

 

Cristin
Enviado por Cristin em 03/09/2010
Reeditado em 17/09/2010
Código do texto: T2476070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.