DE PERTO NINGUÉM É NORMAL

Caetano Veloso já nos alertava em “Vaca Profana” sobre a incontestável verdade que dá título a esta crônica: de perto ninguém é normal. Não que isso implique em causar algum tipo de frisson nas pessoas, mas como diz o adágio popular: “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”.

E não é à toa que incito a essa reflexão... Ao ler um tweet de Veja sobre os transtornos alimentares de Lady Gaga, a atual diva pop do cenário musical, impossível deixar de comparar a outras superstars com problemas estarrecedores para a mídia e respectivos fãs: Michael Jackson, Madonna, Amy winehouse, Britney Spears, entre outros notáveis. O fato é que todos apresentam ou apresentaram em algum momento de suas vidas algum tipo de transtorno. Para nós, simples mortais, que assistimos incrédulos aos escândalos envolvendo nossos ídolos, é praticamente impossível crer que pessoas famosas, ricas, lindas e bem-sucedidas possam desenvolver algum tipo de problema que suas fortunas e fama não possam curar. Ledo engano. Muitas vezes atribuímos nossos problemas à simplicidade de nossas vidas: pensamos que quando tivermos dinheiro suficiente, reconhecimento ou verossimilhança como os famosos em relação a padrões estéticos, finalmente seremos felizes de fato.

Pura ilusão. Paralelo à fama, beleza e dinheiro, surgem a falta de privacidade, excentricidades, medo, solidão. A falta de habilidade em equilibrar aspectos da vida real com o showbusiness, trazem à tona – e público – os problemas de pessoas de carne e osso, muito mais frágeis e solitárias quanto nós, reles mortais. O que nos aproxima, no entanto, é saber que todos nós – famosos ou não – possuímos algum tipo de neura, toc ou problemas de ordem maior ou menor.

De perto ninguém é normal. Não adianta dizer que não existe problema na vida de ninguém. Vida cor de rosa só nos contos de fadas – e ainda neles, é possível detectar algum ápice, um ponto de conflito. Com fama, sem fama, com grana, sem grana... Todos nós, no fundo, somos iguais!

Patrícia Rech
Enviado por Patrícia Rech em 04/09/2010
Código do texto: T2477344
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.