Eu acredito no ALMA (é NO ALMA mesmo)

Eu acredito no ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA))
 
       Espera-se para 2011 que se inicie a operação científica do ALMA – Atacama Large Millimeter/submillimeter array. Ele é um complexo com 50 antenas de 12 metros mais 12 antenas de 7 metros instaladas no deserto do Atacama no Chile, operando em rede fechada, aberto a cientistas do mundo todo, visando vasculhar os céus, estudando as origens e as formações de estrelas, galáxias ou mesmo planetas, alem de aprofundar os estudos na radiação de fundo originada quando do big bang. Conta ainda com mais 4 radiotelescópios de 12 metros, trabalhando em separado.
 
       Alma é o mais poderoso conjunto de radiotelescópios, sendo o estado da arte neste tipo de equipamento. Foi criado para estudar os mais frios corpos celestes. Ele operará entre as ondas eletromagnéticas do infravermelho e de rádio. Isto abrirá as portas para estudarmos a parte fria de nosso enigmático universo.
 
       Apesar da complexa rede destes radiotelescópios, ela operará como um único equipamento.
 
       Como amante da verdadeira ciência, este tipo de informação faz com que meu eu científico vibre sobremaneira, mesmo que parcialmente frustrado por não poder estar envolvido intimamente com a ciência. Isto significa que mais conhecimento sobre nosso imanente universo será obtido, pode significar que novos paradigmas serão criados, outros refutados, mas sempre caminharemos na direção de uma verdade maior e mais completa, mesmo que a verdade definitiva talvez esteja sempre fora do alcance de nossa ciência, posto que quanto mais sabemos, mais desafios temos a descobrir, pois maiores serão as interfaces com o desconhecido.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 04/09/2010
Reeditado em 04/09/2010
Código do texto: T2478846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.