Inveja mata...

Entre muitas definições, a Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Ainda segundo essa definição, este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. A Inveja também pode ser definida como um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

Seja qual for a definição, a Inveja mata...

Como deve ser angustiante para uma pessoa não ter capacidade para fazer alguma coisa que outra faz com naturalidade, às vezes, por ter nascido com aquele dom. E, em não sendo capaz, só lhe resta invejar a mesma e, em alguns casos, tentar difamá-la com afirmações grotescas e invencionices (fofocas) absurdas.

Como deve ser terrível para essa pessoa, ver o “invejado” ser reconhecido publicamente, estar sempre rodeado por pessoas que lhe querem bem, ter valor perante a sociedade e não ver seu nome envolvido em qualquer caso social ou político.

Como deve ser frustrante para essa pessoa, saber que a pessoa invejada goza de um bom conceito perante todos, inclusive os “amigos da pessoa invejosa”, sem que para isso tenha tido seu nome ligado às atitudes nem sempre muito inerentes ao um ser humano respeitador.

Pois é, poderia escrever muitas linhas sobre a inveja e o invejoso. Porém, prefiro ressaltar as qualidades de uma pessoa invejada, que com seu trabalho e respeito às outras pessoas, quer apenas seguir o seu caminho, sem se incomodar com a opinião alheia, por estar em um nível acima dos que não conseguem enxergar um palmo adiante dos narizes.

Sendo assim, os fracos de espírito devem tomar cuidado.

A Inveja mata!

José Aresta
Enviado por José Aresta em 06/09/2010
Código do texto: T2481430
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.