Sucesso

Quem quer o sucesso? Quem o deseja a todo instante? Quem quer viver com ele até os últimos dias de vida?

São três perguntas clássicas que atingem o ego dos seres humanos. Não vou dizer que ele contempla a todos porque seria uma grande leviandade e arrogância na assertiva, porém, utilizando do bom senso, sabemos que o lado psicológico do ser humano, no mais amplo e irrestrito sentido, deseja-o com o mesmo poder que uma garrafa cheia de água satisfaz um nômade no deserto.

Podemos entender o sucesso de maneiras diversas e com o mais amplo sentido, ou seja, podemos dizer que o sucesso de um é o fracasso de outro. Também podemos dizer que o rapaz faz sucesso com as meninas porque é viril e que a moça bonita tem sucesso na vida profissional pelo fato de ter um corpo escultural, ou, que o vendedor atinge suas metas de trabalho e faz grande sucesso na empresa.

Não, não é deste sucesso a que me refiro! Refiro-me ao sucesso imposto pela mente doentia e neste caso pode ser a mente do empresário ou do doente pelo sucesso. São duas figuras distintas. Enquanto uma visa apenas o dinheiro como produto do sucesso, a outra vê o sucesso como forma de escapismo. Ambas doentes ao seu modo. Uma pelo dinheiro, outra pela vaidade.

O sucesso está ligado ao poder e dele é difícil haver dissociação. O poder da persuasão, o poder da informação, o poder da transformação, o poder da realização profissional, o poder de comando....

Figuras da antiguidade perseguiam o sucesso desmedidamente e diversos deles tão ávidos pelo brilho da imortalidade, foram enterrados junto a objetos de valor e em posições típicas de comando ou realeza.

Falar do sucesso é tão complicado que autores do mundo inteiro ganham dinheiro e passam a vida estudando e tentando desvendar o grande segredo da vida.

Segundo Roberto Shinyashiki, médico-psiquiatra, conferencista, empresário e escritor, “ A vida não é um quadro pronto, e sim uma obra de arte que se revela com uma nova pincelada a cada dia...”

Temos também de considerar que de uns tempos para cá alguns palestrantes e formadores de opinião ou espiritualistas, passaram a escrever de forma pausada e calcada em fatos quase concretos, com argumentação de pesquisa, ensejando ao cidadão que pensamentos positivos e livres de contaminação negativa, tendem a levar ao caminho do sucesso.

O fato é que este é um tema tão controverso que certamente por longos e duradouros anos, a sociedade ainda se debaterá sobre ele por diversas vezes.

A questão inevitável que se prende ao fato é a capacidade de argumentação e do talento do cidadão, para o bem ou para o mal, que irá determinar o seu poder e consequentemente seu exercício de poder para chegar ao sucesso ou, a capacidade para mostrar suas idéias.

Segundo Anthony Robbins, escritor e palestrante motivacional americano...

“Tudo isso leva a um fato simples e irrefutável: sucesso não é um acidente. A diferença entre pessoas que conseguem resultados positivos e aquelas que não conseguem não é um tipo de acaso como o rolar dos dados. Há padrões consistentes e lógicos de ação, caminhos específicos para a superioridade, que estão ao alcance de todos nós. Todos podem liberar a magia que há dentro de nós. Só temos de aprender como mudar e usar nossa mente e nosso corpo da maneira mais eficiente e vantajosa“.

Retirado do livro, Poder sem limites, Editora Best Seller, ano 2007.

Enfim, temos aí um ingrediente maravilhoso para ser pesquisado e debatido insistentemente pelas pessoas que buscam o sucesso, sem medo....

Lucelio Garcia
Enviado por Lucelio Garcia em 06/09/2010
Reeditado em 20/02/2013
Código do texto: T2481620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.