Muito além da ilusão

Esther Ribeiro Gomes

‘Nada além, nada além de uma ilusão,

chega bem, que é demais para o meu coração...

Se o amor, só nos causa sofrimento e dor,

é melhor, bem melhor a ilusão do amor...’

(Orlando Silva)

Ao contrário do que diz a linda canção, não é bom viver de ilusão...

Quando se engana o coração para evitar o sofrimento, estamos adiando a dor que, inexorável, chegará um dia.

Não há nada melhor na vida do que amar e ser amado, mas viver de ilusão, temendo enfrentar a verdade, fere muito mais o coração!

Para que edificar castelos de areia que não resistem a uma tempestade?

Para que se iludir, fingindo que tudo está bem, querendo enganar a quem? Olhar no espelho e ver uma falsa imagem de felicidade?

O pior dos enganos é mentir para nós mesmos...

É olhar para dentro de nós e sentir a amargura de uma vida de ilusão.

Sonhar é preciso, o sonho é o tempero da vida, mas tem que ser edificado com o alicerce da realidade, tem que ter bases sólidas para uma construção que traga felicidade real.

Sonhos não realizados transformam-se em frustrações que trazem infelicidade.

Momentos de sonho e fantasia alegram a alma e adoçam a vida, mas têm que ser dosados na medida em que, com os pés fincados no chão, lutamos para torná-los realidade!

Muito além da ilusão que entorpece o espírito e, fugaz, se esvai como a brisa da aurora, a verdade tem morada cativa no coração amadurecido de quem pode se olhar no espelho e sem medo, dizer:

- Quero ser feliz comigo, não preciso de ninguém para me completar e o amor que porventura conquistar, tem que ser cristalino e verdadeiro!

Se aprendermos a nos amar, o sonho por todos sonhado de amar e sermos amados, certamente será realizado!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 06/09/2010
Código do texto: T2481958