NÃO ESPERO EXPLICAÇÃO

Não espero explicação.
 
Primeiro porque não sou ninguém que mereça especial atenção, ou que tenha algum tipo especial de honra, para poder solicitar quaisquer tipos de explicações.
 
Segundo porque sei de nossa quase magistral capacidade de encontrar justificativas para nossas ações.
Somos especialistas em explicar nossas fraquezas como se virtudes tivéssemos.
 
Gostaria apenas de entender o porquê, ao longo do tempo, deixamos nosso lar, nosso mundo, e nossas sociedades assumirem tal estado de abandono humano.
 
Não precisamos procurar muito, em qualquer cidade, em qualquer país, sendo a situação tão pior quanto mais pobre seja o país, encontraremos miséria e abandono humano.
O estado de abandono social é tal que me envergonho duplamente: Por pertencer a esta sociedade desumana aceitando tal segregação, e por não ter a reação de revolta necessária para lutar de corpo e alma, me expondo se necessário fosse, pela busca da dignidade humana.
 
Mais vergonha ainda tenho de conhecer pessoas que praticamente lavam as mãos para este estado de miséria, fome, doenças e abandono que toma conta de milhões de pessoas, entre elas um número absurdo de crianças. Estas pessoas acabam se iludindo, crendo que realmente não possuem culpa da atual situação. Mas todos temos nossa parcela de culpa nesta atual situação humana, no mínimo por omissão, ou por adoração ao liberalismo econômico, por apoio a globalização, ou por mero egoísmo.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 08/09/2010
Código do texto: T2485650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.