CAPÍTULO XXIX - Diário Poético-Sentimental de Uma Greve: Curiosidades, Emoções e Poesia na Greve do Judiciário Trabalhista Mineiro

A injustiça passeia pelas ruas com passos seguros.

Os dominadores se estabelecem por dez mil anos.

Só a força os garante.

Tudo ficará como está.

Nenhuma voz se levanta além da voz dos dominadores.

No mercado da exploração se diz em voz alta:

Agora acaba de começar:

E entre os oprimidos muitos dizem:

Não se realizará jamais o que queremos!

O que ainda vive não diga: jamais!

O seguro não é seguro. Como está não ficará.

Quando os dominadores falarem

falarão também os dominados.

Quem se atreve a dizer: jamais?

De quem depende a continuação desse domínio?

De quem depende a sua destruição?

Igualmente de nós.

Os caídos que se levantem!

Os que estão perdidos que lutem!

Quem reconhece a situação como pode calar-se?

Os vencidos de agora serão os vencedores de amanhã.

E o "hoje" nascerá do "jamais".

(Bertolt Brecht)

A situação do movimento grevista se encontra hoje, 07 de junho, bastante complicada. O Tribunal Superior do Trabalho, através de seu presidente, publicou portaria determinando o corte de ponto dos servidores em greve naquele órgão. A Presidenta em exercício do TRT do Rio de Janeiro estendeu a esse Estado o referido ato do TST, determinando igualmente o corte do ponto.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deferiu parcialmente o pedido de liminar na petição 7933, da Advocacia Geral da União (AGU), determinando que pelo menos oitenta por cento dos servidores de toda a Justiça Eleitoral trabalhem normalmente. Discute-se se a referida decisão valeria apenas para o SindjusDF e a Fenajufe ou se para todos os sindicatos ligados à Federação, pois apenas aqueles dois sindicatos são parte direta no processo.

Por outro lado – ou ainda do mesmo lado – parte da cúpula do Judiciário (TSE e STF) vem se mantendo em completo silêncio nos últimos dias, prenunciando um misto de raios e trovoadas.

Já na Bahia, a Presidenta do TRT através do Ato no. 0175/2010 suspende a partir do dia 10 de maio, ad referendum do Órgão Especial, a contagem de todos os prazos judiciais, sem prejuízo dos atos realizados.

O mesmo aconteceu nos Estados de São Paulo e Goiás: prazo suspenso.

Luís Antônio Matias Soares
Enviado por Luís Antônio Matias Soares em 09/09/2010
Reeditado em 13/09/2010
Código do texto: T2486959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.