A palavra que mais se ouve hoje em dia é a palavra novo.
Tudo que é velho está superado, não tem mais valor e nem serve para nada, está ultrapassado.
Na verdade nem precisa ser tão velho!
Sem duvida que o que é novo felizmente faz parte do desenvolvimento humano, devemos agradecer muitos de seus avanços,  mas saber discernir com sensatez entre o novo e o velho tem que prevalecer sempre.
Esta informação repetida à exaustão está incorporada de tal maneira no subconsciente das pessoas que parece nunca mais dar lugar a outro pensamento, nem reflexão, é automático.
Todos querem o Novo, pois julgam ser mais útil, melhor, imbatível, é assim com eletrônicos, com informática, com automóveis, roupas, tênis, pode parecer inacreditável, mas este ajuizamento se estende até as pessoas.
Todo lançamento tem mais valor, não percebem que o novo de hoje, amanhã já será velho...
A tentação do consumo é grande, principalmente quando se é moço sempre ávido por novidades.
Já imaginou ter um carro zero quilometro para desfilar, vestido com roupas de grife, usando o tênis ou sapato  lançados na última coleção de moda?
É o máximo, diz muito sobre seu status social! Você é especial! (Eca, palavrinha nojenta a tal de status!)
Se engana quem pensa que apenas os jovens desejam essas maravilhas recém chegadas, os mais velhos também as desejam, atuam como uma doença que não escolhe idade, ataca indistintamente a todos.
Homem idoso procura se relacionar com mulher mais jovem, mais nova, a mulher igualmente não quer mais se envolver  com alguém que corresponda a sua idade, procura homem jovem, portanto mais novos...
Se nota claramente que somente jovens estão sempre em destaque onde quer que seja. Juventude é sinônimo de felicidade e sucesso, é gente nova!
Agora pergunto:
-Que destino dar ao que é velho?
-Jogar no lixo?
-Incinerar?
-Enterrar?
-Levar para um museu?
-Jogar no rio?
Qualquer opção serve para se desvencilhar do indesejável, a ordem é não acumular trastes, coisas inúteis!
..........................................................................................................
 
Muito bem, e o que fazer a respeito de  gente velha?
.....................................................................................
 
É quase impraticável pedir aos mais jovens que respeitem os velhos se a criação que recebem não atenta para esse detalhe.
A maioria recebe uma educação terceirizada, a casa parece um lugar onde as pessoas apenas “tropeçam” umas nas outras preservando a todo custo sua individualidade. Não são culpados por não diferenciarem gente de objetos.
Já se perguntou por que proliferam assustadoramente as casas de repouso para idosos?
Não é sem motivo que as “gaiolas” de idosos estão sempre lotados, mesmo com custo altíssimos para os responsáveis que preferem se “ralar” para arcar com as despesas a manter o idoso em casa. O isolamento familiar  se justifique quando os responsáveis não têm condições de lhes dar a devida atenção. Atualmente  todos têm que trabalhar e cuidar de suas carreiras...
E o velho vai ficando de lado...
É uma questão de prioridade!
Sem duvida alguns idosos precisam de cuidados especiais, com sérios problemas  de saúde e carecem de ajuda especializada oferecida pelas clinicas, lar de idoso ou qualquer outro nome para definir o lugar, nesse caso eles são bem vindos, lá encontram  dedicação e são bem aceitos.
Muitas destas “residências” realmente são melhor que muitos lares que de “lar” mesmo, só tem o nome.
Mas você percebe que muitos envelhecidos prematuramente  têm a “cabeça boa”, independentes dentro de suas parcas possibilidades físicas, a maioria não é tão senil que precise ser afastado do meio familiar, o problema é que eles incomodam!
Sabe por que são afastados,  se some com eles?
Por que velho é “chato”, “irritante”, não ouve por isso pergunta muitas vezes “o quê? ”, não anda, se arrasta na frente das pessoas impedindo a passagem, treme tanto que derruba tudo, baba comida e liquido nas roupas, come de boca aberta, faz xixi e não dá descarga,  odeiam tomar banho, não possuem controle sobre seu aparelho digestivo, abominam trocar de roupas, implicam com as crianças e animais  e às vezes com todos e com tudo.
As empregadas são suas vítimas favoritas... Todas roubam, segundo eles.
Enfim eles são de tirar qualquer um do sério, são “um “saco”!
Como se tudo isso não bastasse sua presença constante nos faz registrar de forma inconsciente nosso futuro, ter consciência de que desse destino só se  escapa morrendo jovem, causa tremenda revolta contida!
Assistir ao declínio de nosso herói ou heroína que acabou desaparecendo levando também  nosso porto seguro, deixando em seu lugar um fantasma do que um dia representou em nosso caminho, sua fortaleza nos abandonou. Estamos órfãos de pais vivos.
Afinal para quê serve um velho?
Incapaz de fazer alguma coisa, ultrapassado, retrógrado, com idéias absurdas para a atualidade, só contribui  financeiramente com o dinheirinho de sua aposentadoria(quando tem!) e muitos nem chegam a ver a cor do dinheiro.
Eles não têm mais utilidade... Só ficam ocupando espaço...
Alguém se importa em ouvir seus conselhos?
Perder cinco minutos para lhe dar atenção?
Imagine! Nem em sonho!
Sua experiência não serve para o mundo atual, até mesmo as palavras que usa para se comunicar não são entendidas, pois não são gíria nem palavrões!
Seus valores morais “já eram”, respeito, gentileza, educação, religiosidade, recato, nada disso é importante.
E é aí que as coisas se complicam...  
Atualmente para transmitir aos filhos valores  como respeito os mais velhos, honestidade, moral, caráter firme, educação, gentileza, caridade para com o próximo, enfim ensiná-lo a ser Gente, isso mesmo com G maiúsculo, é um quebra-cabeça de centenas de mini peças, a ser montado peça por peça.
Não é nada simples remar contra a corrente que existe fora de casa.
É indispensável se dedicar a um trabalho como o de  uma formiguinha que passa a vida carregando uma folhinha por menor que seja para manter seu ninho e seu formigueiro onde todos são interdependentes.
Tem-se que usar em conta gotas o bom senso, e os princípios aprendidos na família ou pela experiência vivida.
Ainda bem que podemos dispor de uma arma valiosa, o exemplo.
Infelizmente não são todos que tem sorte de crescer  onde tais qualidades existem e acabam sendo naturalmente assimilados.
Alguns povos respeitam e até veneram os mais velhos, lhes dedicam respeito e lugar privilegiados, mas são poucos, é possível contar nos dedos de uma só mão e ainda acaba sobrando dedos!
Hoje em nosso País onze por cento da população é de idosos, a previsão é de que essa população mais velha cresça de forma assustadora, e daí? Como será?O que fazer com nossos velhos?
Nem me refiro a religiosidade por ser um campo minado...
Terceirizar filhos e velhos não é uma boa política, pode trazer conseqüências trágicas em longo prazo...
Melhor  passar a noção de que os VELHOS devem ser ouvidos, respeitados e amados, principalmente compreendidos e amparados em sua fraqueza.
Temos que valorizar e destacar cada vez mais  que o velho é importante, além de merecer deve obrigatoriamente ser respeitado na sua individualidade, quanto mais não seja para irmos preparando o NOSSO  caminho...!
 
 
M.H.P.M.