O RENASCER (15/8/ 2010)

15 de agosto de 2010

Jorge Linhaça

Engraçado como as coisas acontecem em nossas vidas de uma maneira que não planejamos...

Dia 14 de agosto viajei para São Paulo para participar da Bienal do livro, no Anhembi.

Foi muito bom conhecer amigos virtuais pessoalmente e partilhar alguns minutos com eles. Foi o que valeu da bienal para mim...

Sai de lá sem muita vontade de retornar no domingo, e realmente não retornei, embora tenha saído daqui com o intuito de la estar nos dois dias à tarde...

Domingo pela manhã já havia planejado revisitar meu passado penhense...pode parecer estranho mas a Penha para mim é como um pedaço do paraíso na terra...não me perguntem por que, creio que só quem mora lá pode explicar...

Meus vínculos com o bairro paulistano vão muito além de suas ruas e edifícios e fazem parte de minha pré-adolescência, adolescência e vida adulta jovem...Foi ali que minha vida sofreu as transformações que nos ficam na memória para sempre...

Bem...voltei ao velho endereço, rua Tuapé nº 51, onde cresci e me tornei adulto...palco de minha vida esportiva, cultural e espiritual...

Sei que quem olha pra mim hoje, deve achar difícil acreditar que já fui um atleta...rsrs

mas é verdade...não profissional, claro, mas não havia esporte onde eu não me procurasse pareticipar...

Ali desenvolvi meu gosto e talento pelo teatro, enasaiei e encenei a maioria de minhas peças como autor, diretor ou ator...

O prédio antigo não existe mais, não sei bem se foi demolido e o novo construído,ou se conseguiram aproveitar alguma coisa dele...o certo é que o prédio agora é algo que nós, em 1978, quando foi inaugurada/dedicada a antiga capela, sequer nos atreveríamos a imaginar...é algo assombroso.

Bem, mas não vou ficar falando do prédio, afinal, prédios são apenas um amontoado de blocos, cimento, ferro e etc...e pouco significam se não há quem lhes dê vida...

O maravilhoso de minha visita não foi o prédio ( embora tenha me regozijado com a beleza e espaço do mesmo- principalmente do palco..rsrs) o maravilhoso foi a vida do prédio, as pessoas que ali se reuniam...

Voltei no tempo, como voltei...e sabe...foi como se não estivesse fora há anos, como se jamais tivesse saído dalí...

Quem é cristão, independente de qual denominação ou igreja frequente ou se declare membro, há de conhecer a parábola do filho pródigo...pois bem, guardando-se as devidas proporções, foi exatamente assimque senti-me naquele domingo.

Reencontrar tantos amigos e abraçá-los, ver o sorriso sincero e o brilho nos seus olhos, foi o maior presente que eu poderia receber. Claro que para isso pesaram décadas de convivência intensa com vários deles, mas isso não tira o mérito do ambiente que encontrei...

Bem, explicar o impacto que isso teve em minha vida, poderia levar a um tratado teológico ou algum texto piegas de proselitismo explícito, no entanto deixo apenas registrado que, depois de dez anos, fumando de dois a tres maços por dia, simplesmente deixei de fumar dois dias depois e, acreditem se quiserem, não me fez falta alguma ou melhor, não sofri nenhum sintoma de abstinência ou aquela vontade louca de ir comprar cigarros, simplesmente parei...bom para o bolso, para o corpo e claro, para o espírito...

Ainda tenho um certo caminho a percorrer até voltar a ser quem , talvez, eu jamais devesse ter deixado de ser...mas, como os caminhos de Deus são mais altos que os nossos caminhos, me permito imaginar que os caminhos que percorri tiveram o seu propósito, ainda que isso possa parecer estranho.

O certo é que a alegria tem recuperado espaço em meu coração...Claro que haverá oposição, que aparecerão dificuldades ou "facilidades" no meu caminho de volta, mas o que sei é que é hora de retornar....

Que Igreja é essa ??

Bem, se quiser realmente saber, é só me escrever...

abraços fraternos

Jorge Linhaça