Timemania: não entre nessa!

Oficialmente, temos no Brasil, 10 loterias, gerenciadas pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal: Megassena, Lotomania, Lotofácil, Loteca, Loteria Federal, Lotogol, Quina, Loteria Instantânea (raspadinha), Dupla Sena, e Timemania.

Uma das últimas loterias criada pelo Governo Federal foi a Timemania. O único objetivo dessa loteria é ajudar os clubes de futebol a pagarem sua dívida para com o governo.

A idéia é simples: os clubes de futebol devem há anos, diversos impostos ao governo federal, principalmente para a Previdência Social. Como o governo não tem coragem de cobrar essa dívida - afinal quem se arriscaria a “fechar” o Flamengo? - criaram essa tal timemania, com o objetivo de arrecadar o dinheiro devido. Ou seja, nós é que pagaríamos a dívida contraída por esses cartolas irresponsáveis.

Você tem dívida com o Imposto de Renda? Você não recolheu o INSS de seus empregados? O governo lhe permite negociar essa dívida? Não! Então por que temos que pagar pela dívida dos outros?

Felizmente, parece que, apesar de todo o esforço de seu garoto propaganda, Pelé, a Timemania é um fracasso enorme. Não consegue arrecadação suficiente para cumprir seu objetivo.

Essa é uma boa notícia, pois parece que nós, brasileiros, estamos cada vez mais atentos e não nos deixamos envolver tão facilmente.

Entre jogar na Timemania, e ajudar esses cartolas a pagarem suas dividas, vamos jogar em uma das outras noves loterias existentes. Não vamos compactuar com essa maladragem!

A título de ilustração, conforme informado no site de loterias da CEF, a distribuição da arrecadação da timemania é a seguinte:

22 % é rateado entres os clubes de futebol participantes dessa “maracutaia”.

32,2 % é o prêmio liquido – aquele que você recebe, se ganhar.

13,8 % vai para o Imposto de Renda.

20 % para as despesas de custeio e manutenção de serviços

Os 12 % restantes são divididos entre o Ministério dos Esportes, Fundo Penitenciário Nacional, Fundo Nacional de Saúde, Comitê Olímpico e Comitê Paraolimpico.

Já a Megassena tem a seguinte distribuição:

32,2 % é o prêmio liquido – aquele que você recebe, se ganhar.

13,8 % vai para o Imposto de Renda.

20 % para as despesas de custeio e manutenção de serviços

18,1 % para a Seguridade Social

7,76 % para o FIES – Crédito Educativo

O restante (8,14 %) vai para o Fundo Penitenciário Nacional, Fundo Nacional da Cultura, Comitê Olímpico e Comitê Paraolímpico

Pode-se observar parte do dinheiro que é entregue aos clubes na Timemania é aquele que deveria ir para a Seguridade Social, que é justamente uma das principais dívidas dos clubes!

Quando você for a uma Lotérica, não jogue na Timemania, se você gosta de futebol, escolha a Loteca.

-------------

Trecho de uma matéria do site IG :

(http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/01/07/timemania+registra+mais+um+ano+de+fracasso+em+2009+9265409.html)

“Como somente 22% do total arrecadado pela Timemania é direcionado para o pagamento das dívidas dos clubes com a União - Previdência Social, Imposto de Renda e débitos com a Fazenda Nacional -, quase nada fica para as agremiações. Nessa realidade de números decepcionantes, pode-se buscar um exemplo de como as coisas vão mal na situação do Flamengo, aquele que mais arrecada com a loteria e o primeiro no ranking dos que mais devem à Previdência Social.

A dívida flamenguista é de cerca de R$ 333 milhões, de acordo com o clube. Dizem respeito tanto à Fazenda Nacional - renegociada por 240 meses para que o clube tivesse o direito de receber os repasses da Timemania - e com todo tipo de fornecedores particulares. Só as dívidas previdenciárias do Flamengo são de R$ 51 milhões.

Como o clube recebeu R$ 990 mil da Timemania em 2009, serão necessários 51 anos para que o Flamengo quite seus débitos com o INSS, sem contar a dívida com o IR e outras relativas à Fazenda Nacional, mantidas sob sigilo porque não estão em execução. Como a negociação das dívidas possibilitada pela lei da Timemania foi de 20 anos, o Flamengo não conseguirá pagar nem o que deve para a Previdência com o dinheiro do jogo - necessitaria de mais 31 anos. “

DIMAS ROCHA
Enviado por DIMAS ROCHA em 13/09/2010
Código do texto: T2495139
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.