CAPÍTULO XXXV - Diário Poético-Sentimental de Uma Greve: Curiosidades, Emoções e Poesia na Greve do Judiciário Trabalhista Mineiro

Ponho-me a escrever teu nome

com letras de macarrão.

No prato, a sopa esfria, cheia de escamas

e debruçadas na mesa todos completam

esse romântico trabalho.

Desgraçadamente falta uma letra,

uma letra somente

para acabar teu nome!

- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!

Eu estava sonhando...

E há em todas as consciências um cartaz amarelo:

"Neste país é proibido sonhar."

(Carlos Drummond de Andrade)

29 de junho de 2010. Cena curiosa e interessantíssima: o Presidente Lula em desabalada correria pela Rua Augusta, centro financeiro da cidade de São Paulo, meio que perseguido por uma quantidade razoável de manifestantes do movimento paredista dos servidores do Judiciário Federal e do MPU. E, à tiracolo, ia o Presidente carregando consigo nada menos do que o Sílvio Berlusconi, atual Primeiro Ministro da Itália.

Por incrível que isso possa parecer, esta cena aconteceu mesmo e foi ele de fato - o próprio Presidente Lula – quem confirmou e nos comunicou em primeira mão que o seu encontro com Cezar Peluso ocorreria nesta quinta-feira, dia 1º. de Julho de 2010. Nessa reunião os Presidentes do Executivo e do Judiciário discutirão à respeito do PCS dos servidores do Judiciário.

Mas aquela cena cômica havia começado bem antes. Os servidores passaram todo o dia na perseguição do Presidente. Foram oito horas de muito barulho, vuvuzelas e apitaços no coração do centro financeiro mais importante do Brasil.

Sem querer – ou talvez inconscientemente querendo, já que durante boa parte de sua vida foi o atual Presidente da República o maior estrategista de greves de que se tem notícia no Brasil - Lula presenteou o movimento paredista com um bocado de energia e de oxigênio.

Luís Antônio Matias Soares
Enviado por Luís Antônio Matias Soares em 17/09/2010
Código do texto: T2503045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.