Comer, beber e .... *

Na onda das listas - já repararam como a cultura de listas disseminou-se pelo mundo? -, indico lugares onde a combinação de prazeres pode ser apreciada em sua plenitude. Não que eu seja hedonista. Desnecessário, tampouco, dizer que a iniciativa carece de qualquer intenção, que não seja ocultar minha falta de inspiração para corresponder ao tema "comer, beber e ..." do desafio poético do Encanto das Letras. Ando enferrujada na escrita, mas hei de acabar pegando no tranco ( fogo morro acima e água morro abaixo...)

1. ... e gastar : essa é fácil, mote da maioria absoluta dos lares no Natal. Quem consegue escapar dos exageros daquela época do ano?

2. .... e comprar: apesar do trânsito horroroso, Nova York continua sendo o lugar perfeito para encontrar qualquer coisa, seja bebida, comida, um alicate de unhas ou um cetro de prata. E a parte mais bacana é que prescinde-se do ambiente dos shopping malls

3. ... e (des)prezar: em Portugal há um ditado que diz que o povo, mal agradecido como o quê, come, bebe e depois ainda fala mal. Ou seja, o português, literalmente, cospe no prato que come.

4. ... e não pagar: sem lavratura de boletim de ocorrência, só no Dia do Pendura, uma tradição na maior parte das cidades que têm faculdade de direito. Em determinado dia do ano, os alunos vão a um restaurante onde comem, bebem, discursam e depois saem na maior cara limpa. E a gente aqui esperando coisa melhor dos advogados...

5. ... e vendar os olhos: essa é a nova moda de um restaurante "blindekah" em Zurick. Os garçons são cegos e logo na entrada os clientes têm os olhos vendados ( lembram da cabra cega da infância?). A idéia é comer em total escuridão, para despertar os outros quatro sentidos.

6. ... e pesar: exagerou na gula e ganhou alguns quilos a mais? A solução é tão prática quanto pouco exequível: fechar a boca. Se precisar de apoio, os spas urbanos e rurais são uma excelente opção. Aconteceu comigo - ganhei 10 quilos em poucos meses e por nada desse mundo eu conseguia me livrar do excesso de fofura. A solução veio do Spa Edy Mafra, a 40 km de BH, para onde eu fui todos os fins de semana até os ponteiros da balança sossegassem em seus devidos lugares.

7. ... e dormir : aí a história já é outra. Pra isso nada melhor do que um hotel fazenda ou um cruzeiro com as suas trocentas refeições por dia. Mas cuidado para não cair no caso do ítem anterior a seguir.

8. .... e pensar: a Casa do Saber em São Paulo reúne estes três prazeres indispensáveis. Já imaginou regalar-se num banquete ouvindo Platão? As duas boas notícias para quem não mora em São Paulo são que várias das aulas e palestras em video ( a qualidade do conteúdo é indiscutível) podem ser acessadas gratuitamente através do site www.casadosaber.com.br e daqui a alguns meses teremos uma "filial" da Casa do Saber em Belo Horizonte - um casarão tombado pelo patrimônio histórico está sendo reformado para a missão. Acho que finalmente vou conhecer a Maria Olímpia pessoalmente! Filosófica como é, certamente que ela acabará vindo à capital quando algum assunto interessá-la. O Museu do Inhotim, a 50 km de Belo Horizonte também atende aos requisitos do comer e beber ( ótimo restaurante com preços justos) e pensar ( além das obras, são jardins a se perder de vista)

9. ... e transar - pra dar jeito nos vícios ( excessos, sejam de bebida, comida ou sexo matam, sabia?) só mesmo tratamento especializado. Os compulsivos anônimos são um grupo ao estilo AAA que apóia pessoas que querem se tratar deste e outros vícios.

10. Agora, se o objetivo for comer uma boa pizza ou empanada e apreciar um bom vinho ao som de tangos e milongas aqui em Belo Horizonte, PizzaSur é o melhor restaurante creollo da cidade. ( minha irmã e meu cunhado, donos do local, me devem essa...)

* Este texto faz parte do Exercício Criativo - Comer, Beber e...

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/comerbebere.htm

Maria Paula Alvim
Enviado por Maria Paula Alvim em 17/09/2010
Reeditado em 17/09/2010
Código do texto: T2503353
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.