Meu Nordeste Nordestino

Escrevi recentemente uma crônica cujo título é "Meu Brasil brasileiro". Ninguém sabe ao certo por que o compositor Ary Barroso criou essa frase. É, Podemos considerar uma licença poética .Não há outra explicação plausível. Nem é necessário conhecer bem a língua pátria para perceber a incoerência gramatical. Então, trata-se de um recurso que o autor utilizou para dar mais ênfase a soberania da sua nação. Tudo bem. Eu também vou inventar: meu nordeste nordestino .Brincadeiras a parte. O nordeste quase sempre é classificado como uma região complicada, problemática. Lugar de políticos corruptos, muita pobreza e pessoas ignorantes. Realmente, aqui a corrupção é algo corriqueiro e natural como ir até a feira comprar caju. Mas será que só o nordeste tem essas mazelas? Só o nordeste é injusto, mal administrado e desigual? Só no nordeste, ainda sobrevive uma elite insensível e egoísta? Basta analisarmos a nossa realidade, a realidade brasileira que chegaremos fácil a conclusão que o Brasil é um nordeste. O nordeste é brasileiro .Assim como o Brasil é brasileiro, de acordo com o compositor , já citado. Somos considerados cidadãos de segunda classe. Somos descriminados. Ridicularizados. Até nas tragédias - como aconteceu recentemente- algumas pessoas , desumanas, fizeram uma espécie de humor sinistro com as pobres vítimas. Que em qualquer outro lugar com o mínimo de civilidade e respeito humano, esses piadistas grotescos e brutais seriam punidos pelos absurdos que cometeram.

Não é nos dado o direito de escolher o lugar para nascermos .Assim, como a cor da nossa pele, a saúde ,a doença, a pobreza , a riqueza... A vida é um grande mistério. Eu acredito em Deus .E esse fato faz com que esse mistério seja visto pela uma ótica diferente do racional. Eu gostei de ter nascido no nordeste. Eu gosto do sol. Do sol forte .Eu até acho que faz bem para a alma. Quanto as mazelas, nordestinas , brasileiras, vamos sonhar, trabalhar-principalmente- quem sabe se não conseguiremos vencê-las.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 22/09/2010
Reeditado em 12/08/2016
Código do texto: T2513283
Classificação de conteúdo: seguro