O DINHEIRO

É muito bom ter dinheiro. Dinheiro para comprar carros, roupas, pagar estudos, viajar, comprar alimentos e tudo o que ele puder comprar. Mas o dinheiro também traz desavenças. Pessoas matam e roubam por ele e por causa dele.

Quem tem muito dinheiro e fama, vive preso no seu próprio mundo. Pessoas nestas condições andam disfarçadas pelas ruas, usam carros blindados e com seguranças por toda a parte. Há também os ricos anônimos, que por sua vez, também andam preocupados com a segurança e eles geralmente têm pouca liberdade para ir e vir.

Como se divertem? Por onde andam? Onde compram? São coisas simples que raramente eles conseguem fazer sem correr o risco de serem notados.

Quem não tem dinheiro se diverte com muito pouco, tem o direito de ir e vir pelas ruas sem ser incomodado. Curte cada viagem que faz porque ela é muito esperada e planejada. Ah! Quando querem comprar algo por mais simples que seja, é como se estivesse conquistando um bem material muito valioso. Tudo é conquistado com muito sacrifício, logo, é mais valorizado.

Ter dinheiro é muito bom, mas tê-lo em excesso tem suas desvantagens. Pensando bem: o dinheiro só traz felicidade para quem não o tem.

Isso me fez lembrar de uma história:

“Um rei muito rico e ganancioso só pensava em dinheiro e riquezas. Encontrou um gênio que lhe concedeu dois desejos. Depois de muito pensar disse: Eu quero que tudo o que eu toque, vire ouro. O gênio achou muito estranho, mas realizou o seu desejo.

A partir daquele instante o rei conseguiu ficar muito rico, pois bastava tocar em algo, que logo virava ouro. Porém sua alegria durou pouco. Ele tinha um cachorro que ele amava muito e assim que o tocou, virou ouro. Sua filha veio correndo para lhe dar um beijo e logo se transformou em ouro. Desesperado e sozinho, o rei saiu à procura do gênio e pediu que realizasse o seu segundo desejo: desfazer seu primeiro pedido. E assim foi feito”.

Depois disso, o rei aprendeu a lição: o dinheiro não é a coisa mais importante do mundo ou da vida de uma pessoa. A amizade e a companhia, essas não têm preço.