CARINHO


IMAGEM DA INTERNET - GOOGLE

O Novo Dicionário Aurélio define carinho como afago, meiguice e também como cuidado e desvelo.


            E eu entendo que carinho venha a ser isso mesmo, por muitas vezes praticado apenas pelo simples olhar, que vem a ser a expressão viva de nossos sentimentos.


            O carinho, assim como o abraço – ou associado a ele –, é fundamental para todos nós. Demonstra o quanto somos queridos e amados pelos nossos amigos e parceiros, pelos nossos filhos, pelos nossos pais e também por aquelas pessoas que, mesmo não sendo tão próximas, aconchegam-se a nós em determinados momentos da vida.


            E não apenas demonstra o quanto somos queridos, mas também o quanto podemos querer bem e amar os nossos semelhantes, assim como também aos não tão semelhantes assim, como os bichos, por que não? Em muitos casos, são eles mais capazes de nos dar o carinho tão necessário e que não vem das fontes mais esperadas. Aliás, em determinadas situações eles agem muito mais racionalmente do que nós, demonstrando, pura e simplesmente, que não têm medo da felicidade, como ocorre com muitos humanos.


            Carinho não é algo abstrato, mas sim algo extremamente concreto que, infelizmente, muitos desconhecem ou não se sentem à vontade para dar e receber. Pode crer, existe isso sim, o que eu lamento muito. Os motivos? Não sei, e acho que nunca vou entender.


            Evidentemente acato a definição do Aurélio, como já disse acima, mas, recentemente, recebi um arquivo em PPS ao qual foi atribuído o título de “Vocabulário” onde consta uma série de definições sobre situações e sentimentos. Já não é o primeiro que recebo nesses moldes, mas este tem umas definições muito simpáticas e, entre elas, está a de carinho, que diz assim: “Carinho é quando a gente não encontra nenhuma palavra para expressar o que sente e fala com as mãos, colocando o afago em cada dedo”.


            É muito difícil a vida sem esse sentimento, sem essa atitude, por muitas vezes unilateral. Muitos sequer imaginam como um simples carinho pode mudar uma vida. Tal como diz um trecho da letra de “Simples Carinho”, composição de João Donato e Abel Silva: “Às vezes até na vida é melhor ficar bem sozinho, pra gente sentir qual é o valor de um simples carinho”.


            Um abraço carinhoso a todos!


******

Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 25/09/2010
Código do texto: T2519030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.