DIÁRIO DE BORDO. ACIONANDO NAVE DE COMUNICAÇÃO 30/07/2010

DIÁRIO DE BORDO NAVE ESTELAR 94 - ANO 2010 - EXECUTANDO PROGRAMA - MANIA MATINAL

O sol ainda era apenas uma promessa distante quando saí de casa para o exercício de falar.

Todo dia quando levanto começo me perguntar sobre o ato de comunicar, e assim começo o dia tentando visualizar as pessoas que mais tarde estarão me ouvindo no programa Mania Matinal da Difusora FM em minha cidade, São Luis do Maranhão.

Procuro lembrar de quando acordava bem cedo para sintonizar uma emissora na Ilha de Bonaire nas Antilhas Holandeses, se não me falha a memória, era a Rádio Transmundial, que chegava aqui em ondas médias, e que à proporção que o sol surgia ia ficando com o sinal mais fraco me obrigando a aumentar o volume até sumir totalmente, mas valia à pena ouvir o que eles me falavam toda manhã. Assim, embora seja uma utopia, tento a imaginar os ouvintes e suas "necessidades" ao sintonizar uma emissora de rádio tão cedo.

Sem querer ser um padrão de nada, posso falar de minha experiência pessoal de fazer uma oração, quase sempre a carta de São Paulo aos Corinthios que fala dos dons, aquele trecho que Renato Russo usou na canção monte castelo. "ainda que eu tivesse a lingua dos anjos...". Repito, não quero ser exemplo de nada, apenas cito exemplos de mim mesmo e que pra mim funciona muito bem.

Um bom banho, algo para aquecer a garganta, exercícios para "despertar" as cordas vocais (que são músculos e por isso precisam de exercício, após muitas horas sem atividade), e finalmente me encontro a caminho.

O motorista, o mesmo de todos os dias, me recebe com um largo sorriso, sigo buscando no caminho imagens que possam inspirar falas mais tarde: canto de pássaros, nuvens, pessoas caminhando...tudo pode servir no meu processo de criação. A visão do manguesal ainda intacto do lado empresa que trabalho me soa como um respirar de uma cidade em transformação.

Sete minutos cronometrados e estou no portão de acesso do Sistema Difusora.

Uma olhada para o céu, um desejo de me permitir realizar uma atividade que eu mais gosto que é falar aos ouvintes.

Enquanto subo as escadas começo ter uma pequena idéia do que falar, outras vezes estes insights surgem no momento em que desperto, isto não segue uma lógica repetitiva, cada dia é diferente.

Copos de água para ajudar na hidratação.

Hoje 30 de julho, o céu azul anil me propicia uma visão da lua e a estrela Dalva, brilhantes no céu.

Já no estúdio, o telefone toca. São ouvintes que antecipam o início do programa sugerindo músicas para um roteiro formatado por todos. Nunca faço roteiro, o ouvinte é minha prioridade. Rodo break comercial das cinco e trinta e começo a tarefa mais agradável do dia;comunicar.

Nesta sexta, assim como os outros dias desta semana, me divido entre a redação do Repórter Difusora e a apresentação do Mania Matinal, o que aliás é excepcional como estimulador de um cérebro que já passou dos cincoenta.

Todo dia é assim, um programa feito por todos, locutor e ouvintes dividindo histórias marcadas por trilhas sonoras ao longo muitos anos. Cada um do seu jeito ouvindo música, contando história e fazendo história. Músicas de pai para filho, de filho para mãe, recados de cupido, mensagens positivas, músicas de protesto, lembranças de festas, viagens etc.

E aqui vale repetir o jargão do programa : "a gente nem pode se ver mais eu tenho certeza que a gente já se conhece" .

Difusora FM.

Mania Matinal de segunda a sexta na 94,3 MHz

ou em tempo real na Rede.

http://www.difusora94fm.com/