Zenão de Eléia

Filósofo pré-socrático, nascido em Eléia, Itália, cerca de 464/461 a.C, aluno de Parmênides, que o tratou como filho, Zenão é o criador da Dialética.

Mas não vou biografar o filósofo. Quando esteve na Grécia, já famoso, no teatro onde o povo se reunia para escutar poemas, músicas, jogos e lutas, o discurso dos filósofos sempre era bem vindo.

Determinada ocasião, ele perguntou ao povo reunido: “se colocarmos uma tartaruga para correr com Aquiles, quem ganha a corrida se for dada uma vantagem de cinquenta passos à tartaruga?

“Enlouqueceu, Zenão? Que tolice! Claro que Aquiles ganha”, respondeu o povo.

“Ganha como? A tartaruga largou na frente”, falou Zenão.

“Mas nenhum corredor é mais veloz do que Aquiles, filósofo!”

“Mas não ganha. Notem que eu disse que a tartaruga saiu na frente. Quando Aquiles chegar ao ponto de onde ela saiu, ela não estará mais lá, porque está correndo também.”

A platéia ria. Gostavam da idéia de Zenão.

“Aquiles passa ela, Zenão.”

“Passa como? Ela tem vantagem, saiu na frente. A cada ponto que Aquiles chegar onde estava a tartaruga, não a alcança. Ela não está parada, eu já disse.”

E teoricamente não se conseguia contestar o filósofo.

Dizem que este paradoxo criou a noção do infinitésimo, muito mais tarde usado por Isaac Newton para desenvolver o Cálculo.

São fatos que a História registra.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 27/09/2010
Reeditado em 27/09/2010
Código do texto: T2522699
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.