Relacionamento Saudável !

Até pouco tempo eu concordava com o poema do Luis Fernando Veríssimo intitulado “pessoa errada”, afinal imagina alguém capaz de fazer tudo certinho? Que coisa sem graça, sem emoção.

Entretanto, me questiono: onde estão os chamados certinhos? Estariam eles pegando poeira na estante? Se estiver, por favor me avisem, porque a partir de hoje vou vascular todas as prateleiras e fazer uma faxina geral.

E logo em seguida retomo: mas qual a graça do bonzinho, educadinho? O próprio adjetivo flexionado no diminutivo não desperta nenhum interesse.

Afinal, quem não sonha com a PESSOA ERRADA? O próprio complemento já ressoa diferente, mesmo porque “errado” é considerado proibido, ao mesmo tempo que seduz, noutras palavras, se não pode: EU QUERO!

Cobiçamos o improvável, o imprevisível!

Chegamos a pós modernidade também nos relacionamentos? Estaria o cotidiano acelerado encurtando as relações? Ou estaria o ser humano perdendo a sua principal qualidade: a de encantar, e, sobretudo de ser conquistado.

Como já dizia Antoine de Saint-Exupéry em 'O Pequeno Príncipe' o essencial é invisível aos olhos. E eu acrescentaria, o primordial é perceptível ao coração e pode ser visto por pequenos gestos ou atitudes.

Por mais pressa que tenhamos não devemos ceder lugar para um bom dia ou boa noite e até mesmo um com licença ou por favor. Seriam essas consideradas palavras de ordem nos manuais da boa educação?

E nesse exato momento me pergunto: por que não inseri-las também nos “guias” dos relacionamentos saudáveis?

Eis que surge outra questão: o que vem a ser um “RELACIONAMENTO SAUDÁVEL”?

Ao pé da letra, eu diria, saudável é tudo aquilo que faz bem.

Relacionamento saudável significa compartilhar emoções, retribuir sentimentos. Isso sem dizer que mais saudável do que secar lágrimas é transformá-las em sorrisos.

Saudável é algo em extinção, tornou-se raridade, e acreditamos não existir mais, isto porque vinculamos os relacionamentos às exigências, carências, entretanto, esses não seriam os “enrolamentos”, pois os verdadeiros relacionamentos são sucessões de sentimentos.

Sentimentos que incluem acima de tudo amizade, associada à cumplicidade, sinceridade e fidelidade. Mesmo porque mantê-lo significa ter compreensão, companheirismo, e uma boa dose de paciência, e conseqüentemente muito diálogo. E que tal incluir pitadas de paixão e adoçar com muito amor?

Pronto, eis aqui uma sucessão de sentimentos...

Isso é o que podemos chamar de relacionamento saudável, podendo assim estabelecer um “contrato por tempo indeterminado”.

Jaque Melo
Enviado por Jaque Melo em 27/09/2010
Reeditado em 07/12/2010
Código do texto: T2523537
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.