Os ingredientes da vida

No transcurso da vida, é gratificante perceber a existência das emoções, sentimentos, dúvidas, angústias, alegrias e um mundo de sentimentos, que juntos, formam a razão de viver, como se fossem ingredientes de um delicioso bolo.

Vamos pensar assim: uma receita leva farinha, ovos, fermento, sal, açúcar e tantos outros ingredientes. Experimente ingerir um deles separados: O sal, por exemplo. Pensa, que horrível. O açúcar, por mais doce que seja, se ingerido sozinho, em maior quantidade, causa até desarranjo intestinal. Encha a boca de farinha de trigo. Poxa, que ruim! Um ovo cru então...

Mas juntos, na medida certa, fazem parte de um delicioso bolo. E qual é a medida certa de cada um? depende da receita. Uma torta salgada por exemplo, leva mais sal. Um bolo de chocolate tem de ter chocolate. Ingrediente este, que por delicioso que seja, não cabe em uma receita a base de carnes.

Assim é a vida. Toda sorte de emoções, de vivencias, de experiências, de sorrisos e até de lágrimas, juntos fazem a vida ser maravilhosa. O que precisamos ter cuidado é com algum ingrediente além da medida, aí a receita não fica tão boa. Exemplo: Mais lágrimas que sorrisos, com certeza provoca um desequilíbrio na receita. Precisamos estar atentos para manter, sempre que possível, a harmonia desses ingredientes. Mas abrir mão de alguns deles, nem pensar.

Assim é nossa vida. Um grande e delicioso bolo. Os ingredientes, somos nós que os escolhemos. O que desejamos? Um bolo salgado demais, ou doce demais, ou com pimenta, ou sem fermento... A receita é nossa. Cada um tem a sua.

Parece uma tarefa difícil? Não é mera aparência. É sim uma tarefa difícil. Tem dias em que o sorriso está não escasso, caro e distante, que pensamos até em abrir mão dele. Tem dia que a paz está aquém do além. E nesses dias, temos de nos desdobrar, pagar mais caro, mas incluí-los na nossa receita. Pode ser sacrificante, mas com certeza valerá a pela.

Há, e não pense que eu sei como buscar todos esses ingredientes. Nem mesmo a dosagem certa eu sei exatamente. Eu também sou um aprendiz de confeiteiro. E mais cedo ou mais tarde poderei estar batendo à porta de uma pessoa querida, em busca de algum ingrediente precioso, mas que está me faltando. Tem dia que minha receita desanda, e então preciso refazê-la do início.

Mas sou teimoso e perfeccionista. Não abro mão de um bom resultado. E vou tentando, alterando a dosagem dos ingredientes, mudando a fórmula e inventando novas. Com sorte um dia chego ao posto de confeiteiro mor.

Então poderei oferecer: Aceita um delicioso pedaço? Também poderei dar a receita, mas sabe como é: terá de passar pelas adaptações conforme a sua própria conveniência, gosto, paladar e tantas outras variantes. É como medicamento manipulado: uma receita para cada pessoa.

Faria Costa
Enviado por Faria Costa em 28/09/2010
Código do texto: T2525067
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.