Via Crucis

Caros amigos:

Ontem e anteontem ( terça e quarta feira passadas) praticamente não tive condições de sequer vir até o meu PC.

Terça-feira tive de iniciar uma via crucis com meu pai que está com uma inflamação na próstata...

Começamos pelo "hospital" aqui de Arandu que infelizmente não tem lá grandes recursos para nada além do pronto atendimento.

Meu pai foi atendido até o limite de condições do Hospital de Arandu e depois de várias tentativas do médico, conseguiu-se que ele fosse agendado para ser atendido na UNESP em Botucatu ( Rubião).

Não se pode aqui criticar o heroísmo dos funcionários da UNESP que , por conta da politica de nossa estado, acaba por receber pacientes de dezenas, senão centenas de municípios.Cada ambulância que lá chegava ( inclusive a nossa) ostentava, além do nome da sua cidade, a propaganda do governo estadual..."ambulância doada pelo governo do estado de São Paulo"

Bem, a verdade é que, chegamos lá antes do almoço, meu pai com 87 anos, dificuldade em se locomover, além do problema que o aflige de momento.

Fomos logo atendidos na entrevista inicial...mais alguns minutos e foi novamente chamado e inserida uma sonda pela sua uretra...requisitado um exame de sangue e...aí sim,começou o calvário,eram por volta de 14 horas...meu pai ficou em uma cadeira de rodas , sem condições de se levantar já que tem problemas para isso,

não conseguindo se alimentar, e "esquecido" até por volta de 21 horas quando resolvi rodar a baiana até ser encaminhado à assistente social que tomou providencias para localizar a enfermeira chefe e esta o chefe da urologia para nos darem um retorno...enfim...meu pai acabou sendo internado por volta da meia noite e meia...fazendo as contas, saímos de casa às 8 da manhã...até a internação 00:30 foram 16:30 minutos..depois ainda tive de solicitar ao município aqui que enviasse a ambulância para me trazer de volta e, enfim, cheguei em casa por volta das 3 da manhã de quarta feira...

O meu, foi apenas mais um caso, como tantos outros que vi lá, mas prefiro falar com conhecimento de causa...

A culpa não é dos funcionários da UNESP, eles atendem o máximo que podem e aquilo é uma cidade...o problema é que, como em todos os grandes hospitais do estado, eles trabalham muito acima da capacidade real de atendimento, se as pessoas são atendidas é porque os funcionários da saúde são verdadeiros heróis,

embora não isentos de erros...

A culpa é da política do Governo estadual, há 16 anos comandado pelos tucanos e que vê o interior do estado apenas como pátio de construção de cadeias...

Enquanto maquiam a cidade de São Paulo, onde se concentram a maioria dos votos, com hospitais de bairro...no interior nada se constrói além de presídios.

Enquanto se faz propaganda dizendo que se implodiu o Carandiru e contruiu-se um parque no local, com direito a uma enorme biblioteca, esquece-se de dizer que para implodir o Carandiru que incomodava a burguesia e ao próprio estado por ser um monumento à incompetência das ações sociais de vários governos, mormente depois do chamado "massacre" lá ocorrido, construíram-se dezenas de presídios enfiados goela abaixo de prefeituras do interior, mesmo contra a vontade da população...o mesmo aconteceu com a FEBEM...

A Cidade de São Paulo é uma Sala de Visitas do estado, então, limpa-se a sala e aquilo que não é agradável, joga-se no quarto de despejo que é o interior...

Doar ambulâncias para prefeituras do interior é uma forma de manter a dependência dos municípios, é como fornecer passagem para os doentes irem ao hospital ao invés de construir ou equipar melhor hospitais nos municípios...

é uma forma de escravizar dando a impressão de que ajuda...é dar esmolas para não ter que se preocupar de verdade com o destino das pessoas.

Se houvessem hospitais do governo Estadual em um maior número de cidades do interior, se houvesse um por exemplo, aqui em Avaré, não haveria superlotação na UNESP, os pequenos municípios daqui recorreriam a Avaré ao invés de Botucatu...o mesmo ocorreria em muitas outras cidades...mas, enquanto de gasta todo dinheiro do estado na cidade de São Paulo, para agradar o grosso dos eleitores que ali residem, o interior continua a viver de esmolas...os pacientes e acompanhantes continuam a chacoalhar em ambulâncias até o hospital mais "próximo" de seu município...

Fico imaginando aqui quanto custa um hospital...se custa mais que um presídio....

se em termos de benefício um presídio traz mais empregos diretos e indiretos que um hospital de verdade, se a população usufrui mais de presídios que de hospitais...

Fico imaginando até quando o interior do Estado de São Paulo vai continuar a ser governado por prefeitos mendigos do estado que se contentam com qualquer esmola e submetem seus municípios a servirem de lixões para a cidade de São Paulo ficar limpa daquilo que não agrada aos olhos da sociedade...

Até quando vamos continuar trocando hospitais e/ou equipamentos por ambulâncias??

Quando algumas pessoas falam que eu pego pesado quando faço cobranças políticas, que não estão nem aí para partidos ou governantes e que a internet não é o melhor lugar para se debater esses assuntos , que grupos ou entidades devem ser isentos de pensamento político, fico imaginando o que pode levá-los a pensar assim.

Entendo o desgosto que a classe política instaurou no coração de cada eleitor, no entanto parece-me que , uma posição passiva dos eleitores é tudo que os maus políticos desejam para perpetuar o seu poder...

Não existem pessoas apolíticas, existem pessoas indolentes.

*****

"QUEM VOTA EM GERALDINHO PCC É PORQUE GOSTA DE SOFRER !"