A ILUSÃO DA DIREITA

A ILUSÃO DA DIREITA

Jorge Linhaça

Pra começo de conversa, não sou 100% fã do governo Lula, nem vou votar na Dilma, então, aos mais raivosos e menos pensantes já fica dado o alerta.

Considero sim importantes os avanços socias que ocorreram no últimos anos, bem longe ainda de serem os ideais, mas mais longe ainda do desastre do governo anterior que a direita ensandecida parece querer nos enfiar goela abaixo usando de todas as armas possíveis e imagináveis.

Pode até ser verdade que, como vivem agora dizendo os derrotados, a politica financeira atual teve seu início em sua gestão, no entanto, não tiveram a competência para faze-la decolar.

E não adianta virem dizer que Lula deu sorte...se teve talvez seja porque a merecesse e eles não...

Chega a ser engraçado ouvir um candidato dizendo que o salário mínimo, caso seja eleito, será aumentado para 600 reais...seria ótimo e eu até acreditaria se não tivesse memória...afinal, durante os anos em que o mesmo candidato foi ministro, o salário mínimo jamais chegou nem aos 100 dólares...e olha que durante 4 anos nos venderam a ilusão de que real valia tanto quanto o dólar...lembram? A Maquiagem só caiu quando o antigo presidente foi reeleito, aí o dólar disparou absurdamente.

Como pois acreditar em qualquer palavra dita por tal candidato?

Aliás foi o mesmo que chegou a registrar em cartório que não deixaria a prefeitura de São Paulo para candidatar-se a nenhum cargo e , dois anos depois partiu para o Governo de São Paulo...esse é um homem de palavra realmente...

O verdadeiro terrorismo semeado pelos partidários da direita deste país vai desde as mentiras mais deslavadas até as meias verdades.

São tantos e-mails absurdos que vão desde falsa ficha policial da candidata, que foi divulgada na Folha de São Paulo e depois desmentida...até pseudo atentados...até fotos de vítimas são atribuidas...engraçado é perceber que essas noticias geralmente partem justamente de pessoas ligadas à ditadura militar , a mesma que deu sumiço em centenas de brasileiros, que matou outros tantos em sessões de tortura.

Engraçado que se sentiram felizes com a lei da anistia, por não terem que responder por seus crimes, mas por outro lado, a anistia, ao que parece serve apenas para eles...quem eles mataram em embates tudo bem, quem morreu do seu lado deve ser vingado a todo custo...não é isso que estão dizendo quando tentam resgatar o passado da candidata mesclando realidade a fantasia muitas vezes?

Vejo orgãos de imprensa que apoiaram a ditadura militar, se sentirem hoje agredidos quando o presidente da Republica diz que " a opinião pública somos nós".

Os mesmos órgãos que se dissseram amordaçados por anos , durante o regime militar e só podiam noticiar o que o governo e a censura permitiam, hoje vem insinuar que o governo atual quer partir para a mesma censura...

Oras, sejamos inteligentes, ou ao menos não queiram nos fazer de idiotas...

Se o Governo realmente quisesse fazer algo a esse segmento da imprensa já o teria feito, não esperaria um terceiro mandato...aproveitaria as pesquisas de popularidade do presidente para instituir a pretensa ditadura que inventam que está sendo montada...seria bem mais fácil do que arriscar tudo em uma candidata que poderia ou não decolar...

O que acontece, na verdade, é que esse segmento de imprensa, acostumou-se a seguir ordens; seus proprietários nada mais são do que marionetes de grupos que procuram manter o poder a todo o custo.

Não é demasiado lembrar que, essa mesma "imprensa livre" ajudou a derrubar o presidente João Goulart, noticiando praticamente as mesmas coisas que se leem hoje.

Muitas vezes acusa-se o governo atual , justamente daquilo que essa banda podre da imprensa tem feito...acusam Lula de ser egocentrico, de se achar dono do país, mas, quem sempre se achou dono do país, formador de opinião, capaz de fazer a acontecer através de sua midia é o mesmo grupo que sempre deteve o poder e manteve o povo refém de suas idéias e reportagens.

Coincidentemente, quando sua força parece diluir-se, eleição após eleição e seus candidatos perdem de goleada até mesmo de " uma candidata inventada" pelo governo atual, aparecem fatos e investigações , também "coincidentemente" apenas em período eleitoral.

Essa mesma imprensa, que ocupa-se tanto de restaurar a "dignidade e a honra" da nação brasileira, cala-se sobre as mais de 200 CPIs que foram engavetadas nos últimos anos no estado de São Paulo, essa mesma imprensa cala-se sobre o desabamento da estação Pinheiros do metrô que causou diversas vítimas, inclusive fatais, devido à negligência do governo tucano.

Não falam que o "Roubo"anel custou 5 vezes o preço anunciado e que mal foi terminada a primeira fase já foi devidamente pedagiado, apesar de promessas de campanha do Geraldinho de que isso não aconteceria...

Sobre essas coisas, o Estado, a Folha e a Veja, permanecem caladas ano após ano...será apenas coincidência ?

Que imprensa é essa?

Se isso não é se comportar como partido político ou como cumplice de determinados partidos, o que é então?

Uma imprensa só é realmente livre quando não está a serviço de nenhum partido ou facção.

Uma imprensa só é verdadeiramente livre quando não é comprada pela venda de assinaturas para o governo ou sente-se refém dos editais e anúncios pagos em suas páginas.

Uma Imprensa verdadeiramente livre não noticia apenas o que pode favorecer determinados grupos...noticia sim tudo que existe de errado, doa a quem doer...

Não se faz de cega , surda e muda, quando o problema é dentro de sua cozinha, ou seja, dentro das fileiras de seus eternos mantenedores.

No dia em que tivermos um imprensa realmente séria, realmente envolvida naquilo que é interesse do público e não apenas de algum grupo, seja ele de direita ou de esquerda...quando os jornalista não viverem sob a mordaça da linha editorial de seus veículos ( traduzindo, são obrigados a escrever ou não escrever sobre determinados assuntos ), quando as manchetes forem menos importante que os fatos...Nesse dia e apenas a partir daí, qualquer orgão de imprensa pode sentir-se indignado quando alguém o acusar de protecionismo.

Até lá, ficarão reduzidos à ilusão de um dia voltarem a fazer um presidente, à ilusão de que, fechar os olhos à podridão que contamina sua própria sala os livrará do mau-cheiro que se impregna em suas entranhas.

Uma IMPRENSA, com letra MAIÚSCULA, só é LIVRE de fato quando é HONESTA.