RIO - O AFEGANISTÃO BRASILEIRO

Os recentes ataques a policiais no Rio de Janeiro em muito se assemelham aos ataques da guerrilha dos mujahedins no Afeganistão e dos vietcongs no antigo Vietnan. As autoridades do Rio de Janeiro que não se iludam , pensando que estão ganhando esta guerra. O forte armanento com capacidade de derrubar até helicópteros e a quantidade de soldados do tráfico comprovam a vantagem tática operacional do tráfico sobre as forças políciais

A implantação de UPPs(unidade de polícia pacificadora) nas ocupações das favelas não irá resolver o problema no curto prazo. Creio que o tráfico tem uma extensa rede de tuneis,cavernas, elevadores e esconderijos. A logística do tráfico funciona efetivamente debaixo do nariz de todo mundo. Enquanto o medo domina a população.

O acréscimo do contingente polícial ,o recrudescimento do patrulhento e as novas cabines da PM são paliativos nesta guerra.O êxito do governo contra o crime organizado só se dará com o bloqueio completo da rota de abastecimento, dos comboios nas favelas.E isto só será possível com mais recursos no trabalho de inteligência (como o serviço reservado-P2).

O tráfico usa os moradores das favelas como escudo e fornecedores imediatos de mão de obra. Se a polícia conseguisse retirar todo o pessoal dos morros poderia passar a utilizar de um procedimento que ainda não foi utilizado nesta guerra. O bombardeio pesado das areas dominadas pelos traficantes.

Mesmo porque nas circunstâncias atuais as incursões de tropas especiais nas favelas causam poucas baixas aos traficantes. E quando se corta uma cabeça no comando do crime surge imediatamente outra, como se fosse a Hidra mitológica.

É de se pensar no que o carioca irá responder sobre como que é viver hoje em dia no Rio de Janeiro

carlos assis
Enviado por carlos assis em 01/10/2010
Código do texto: T2532311
Classificação de conteúdo: seguro