Sem lenço e sem documento

Hoje estou naqueles dias que nada tem graça. Chateada, preocupada, sem vontade de falar com ninguém. Ficar na “minha”, como se diz por aí. A vida é complicada, cada vez mais a pressa toma conta da vida da gente. Tudo fica pior quando o assunto é saúde e falta de dinheiro. Ah! Que saudades eu sinto da jovem decidida, sem medo, sem traumas, sem lenço e sem documento.

Que saudades da mulher que tinha sonhos, sorria diante dos erros que buscava oportunidades, com os olhos brilhantes e sensibilidade a flor da pele.

Que não conhecia a palavra impossível que nunca deixou se abater pela timidez ou por medo disso ou daquilo.

Até que amadurecemos e as coisas não são mais como antes.

Sempre pensamos que quando ficamos mais velhos, ou melhor, mais “experiente”, temos que ter uma vida tranquila e serena. Acontece que nem tudo é como a gente quer, nossos planos de aposentar e ter uma via boa, nem pensar, o dinheiro diminui, a saúde piora e a os sonhos viram pesadelos.

Jamais pensei que isto aconteceria comigo, pois sempre fui uma pessoa disposta, guerreira, sonhadora e batalhadora. Mesmo sabendo que a coisas piores, gente que não tem onde morar, crianças famintas e violentadas pela vida, não consigo evitar ficar deprimida e triste.

Passamos a vida a planejar e sonhar na busca de uma algo melhor, que não estamos preparados para tal realidade.

Tenho tantos medos e tantas fugas, que nem consigo me encontrar mais, fico girando sem sair do lugar, mas preciso que isso pare, que eu consiga pensar sem sofrer...

Não vou desperdiçar meu tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupando com o que virá.

Tornei-me mais condescendente comigo e com as outras pessoas.

Conforme amadurecemos é mais fácil ser positiva. E ligar menos para o que os outros pensam. Não me questiono mais.

Conquistei o direito de estar errada e não ter que dar explicações e fazer as coisas do jeito que gosto.

Cada fase da vida tem seus encantos, suas doçuras. Estou adorando esta nova fase, a ternura e a esperança fazem parte de cada dia, renovando em mim a vontade de viver, através da vida de anjos como minha netinha Isis e de um novo ser que está pra chegar.

Blog "Arte de viver":http://www.jocelema.blogspot.com

JÔ ANDRADE
Enviado por JÔ ANDRADE em 01/10/2010
Reeditado em 01/10/2010
Código do texto: T2532642