EXCLUSÃO,NINGUÉM VÊ ISSO NÃO,É?

Queria mesmo é poder falar de um outro assunto,mas...

Será que é certo,correto nós passarmos pelas ruas todos os dias e a todo o momento alguém vir e nos pedir dinheiro?

Esmolas...

Comida...

Um pão!

É certo eles estarem ali?

De lugar em lugar, atrás de novos endereços,se mudam em busca de outros olhares, como quem pede compaixão de sua própria miséria,a uma nobre alma que sempre ali há de passar.Estão todos da família! A mulher,o marido e os filhos.Cada um se encarrega de fazer algo de diferente,uma tarefa,e com isso tentar trazer de alguma forma dignidade,(sinônimo de comida),para o lar.A mãe,cuida da casa.Casa? É,é tudo ali mesmo,no passeio da rua.Uma tenda humilde,cheias de buracos e cacarecos por todos os lados.E com um olhar caído aos ombros,as mãos abertas e estendidas ao ar,usa como artifício para conquistar a piedade de alguém,estes que nunca os viram,se quer conhece suas dores, o que sabe, é que um desses irá tapará o buraco da fome que sua barriga muito grita.Que seja!Restos de pão McDonald's.O que mais se jogam.Vendo aquela embalagem, percebia o tão grande e escancarado sorriso feliz (Ronald McDonal's) rindo da desgraça alheia.O marido,com a muleta,finge ter um doença crônica e com a fala cansada,diz ao público,impedido de poder trabalhar.E percorrendo toda a cidade dentro de ônibus,pede ajuda para um suposto tratamento.O filho??Ah,esses são os orgulhos da família! São acrobatas!É isso mesmo,acrobatas!E antes do "show" se pintam todo: a boca,a bochecha,o nariz ,a sombrancelha...

Ficam todos uns verdadeiros,"palhaços".Um leve aquecimento e...estão prontos!E sem ninguém para anunciar aquilo que a tanto custo ensaiaram,ficam a espera de um sinal.E depois de algum tempo o tão esperado sinal pisca,aparece! Verde...amarelo...vermelho!O vermelho do semáforo,anunciando os talentosos garotos.Chega a hora e se equilibrando uns aos outros,fazem verdadeiros malabarismo com cocos verdes,para uma platéia burguesa que os aguardam curiosos a sua frente.Confortados em seus luxuosos carros de ar-condicionado de vidros fumê e portas travadas,como num DRIVE-IN de cinema,assistem ao show que em segundos terminará.Ao final da apresentação,ficam lá eles a mercê daqueles que ainda fazem cara de pouco caso,como quem diz já ter visto coisas bem melhores.(como se pudessem dar nota,ou opinar aquilo tudo).

Ao fim do dia em retorno ao biombo,contam o que arrecadaram com os respectivos shows que cada um dos membros da família fizera ao longo do dia.E na manhã seguinte bem cedo começa-se tudo novamente.Dessa vez,em uma nova avenida,junto rua principal,próximo de um beco sem saída,entre o Ministério do Trabalho e a Prefeitura Municipal,bem ali pertinho,em frente ao descaso Nacional.

BRASIL!!!

MARCONI MACHADO MENEZES
Enviado por MARCONI MACHADO MENEZES em 03/10/2010
Reeditado em 23/11/2012
Código do texto: T2534855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.