Transmutação de Valores.

Tirar umas férias! Como dizem por aí. Ficar um tempo sem pensar em nada, ou pensar em coisas totalmente diferentes das que vinha pensando até então em sua vida. Fazer todas as coisas diferentes, coisas nunca feitas antes, numa “transmutação dos valores” nietzschiano.

Valores são os ditames da sociedade, o que o sistema desde tempos imemoriais impõem aos cidadãos. Um valor é acumular riquezas; outro é se casar e constituir família; outro ainda poderia ser freqüentar uma religião e ser temente a Deus. Mas, e se transmudarmos tudo isso? E se “girássemos os botões” de nossas estações e principiássemos a pensar de forma totalmente diferente a que vínhamos pensando até então? Tudo em busca da felicidade? O que faríamos de novo em nossas vidas prol de nossa felicidade?

Hoje você se sente feliz com o que faz, com o que os outros pensam o que você é e com o que você realmente é? Andas em paz consigo mesmo, com o seu mais íntimo que te habita? Consegue dialogar consigo sem rancores? Possuis vida interior? O que tem a dizer de si próprio? Se pudesse mudar alguma coisa, o que faria? Procuraria mudar o governo, o sistema, ou apenas a si próprio? Mudaria sua vida íntima, seu trabalho, seus amigos? Mudaria a maneira de se expressar, de falar, de se interagir com as outras pessoas, maneiras de olhar, de se comunicar? Seria leve, não se preocupando muito com o relógio? Ou seria metódico, levando uma vida cartesiana, competente e dinâmica?

Vamos, o que você seria?

Não vale dizer que nada seria, que esta é a vida que sempre quis e que nada tem a mudar! Seria uma insensatez.

Todos tem dentro de si, mesmo os mais “perfeitos”, alguma situação a ser transformada.

Enquanto vivermos em grupos, é imprescindível que sigamos regras gerais impostas para o bem geral de todos, porém regras privadas são em sua maioria criadas por cada indivíduo dentro de sua vida íntima. Cada qual decide o que bem entender.

Quer ser palhaço? Faça! Tens o ânimo de ser um selvagem sobrevivente feito um ermitão? Seja! Quer ser médico? Não perca tempo! Faça sempre o que teu instinto, teu coração, tua cabeça, mandar!

A razão, pelo amor de Deus, a razão!

“Vai saber o que é normal...”.

“Bom é quando faz mal!”.

Savok Onaitsirk, 14.09.09.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 05/10/2010
Código do texto: T2538793
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.