Comodismo Humano

Canários! O que vão fazer os canários sem seus cantos? O que vão fazer sem a liberdade na natureza? É mais bonito em pequenas gaiolas, expostos para curiosos e vendidos em mercado negro, onde a facilidade de se obter lucros altos com a mansa natureza faz parte do comodismo humano.

O cidadão de Ferraz de Vasconcelos não mudou seu costume mesmo depois da implantação do Cartão Bom. Antigamente vendiam os vales transportes que eram feitos com papel. Muitos funcionários de várias empresas lucravam com a mentira, porque diziam que usavam a condução, mas não usavam. Então, vendiam os vales para os cambistas e “todos saíam lucrando”. Depois que o Cartão Bom foi implantado dificultou, mas não mudou muito, pois esses mesmos trabalhadores fraudulentos conseguem vender o bilhete. O cambista compra sempre na metade do preço do trabalhador e vende a vinte centavos mais barato a condução para o usuário. Aí o trabalhador fraudulento ganha, o cambista ganha, a empresa de ônibus ganha. Agora empresa S.A ou a Ltda pode perder, porque ela já tem lucro demais. Pura maldade, engano e comodismo.

Se eu tiver a idéia mirabolante de pagar com dinheiro vivo para o cobrador de ônibus ao invés de comprar o bilhete a vinte centavos mais barato com o cambista eu não som bonzinho, pois estarei dando lucro para a empresa de ônibus ao invés de “ajudar” um pobre trabalhador. Pura enganação! Porque quem está procurando facilidade e comodidade não sou eu. Tudo está envolto numa nuvem maligna, porque hoje em dia duendes e fadas são seres bonzinhos e deixaram de serem demônios que amassam os dedos, machucam as mãos, quebram os pés, ferem o coração até destruírem a cabeça do ser humano e consequentemente a alma que vale mais do que o mundo inteiro para Deus.

“Ó preguiçoso vai ter com a formiga.” Assim disse o sábio Salomão em um de seus provérbios.

Preferimos sempre o ente querido como Vaz Caminha diz em sua carta para o rei de Portugal e acusamos o menino de rua de trombadinha. Mas, por que será que foi numa escola particular que uma criança morreu baleada? A face do humilde sempre incriminou aqueles que têm o poder aquisitivo mais elevado, porque o ser humano olha o exterior e não o interior da pessoa. A Bíblia diz: perverso e enganoso é o coração do homem, quem o conhecerá? Assim como diz: deixai vir a mim os pequeninos, porque é dos tais o reino de Deus. A Bíblia não fala do homem rico ou do homem podre, mas fala do homem-humanidade. Aí acusamos a criança inocente que está suja, com medo de tudo e de todos, passando fome e triste, de ser trombadinha. Que coração é esse que nós temos?

“O mundo jaz no maligno.”

Aqui nós vemos a caneta empunhada com injustiça por quem é a justiça, e é onde mora a ironia de tudo, já "que a justiça do homem é como trapo de imundícia" bem como disse o profeta Isaías. Assinam a nossa sentença de morte com um salário que é uma vergonha para um pai de família; assinam a nossa sentença de morte com leis que beneficiam a eles mesmos. Eles quem caro cronista? Os poderosos da nação.

Eles têm a bíblia deles (leis criadas por eles) e não “pregam” para os menos favorecidos, mas para a nossa santa ignorância fazem nossas crianças passarem o ano letivo mesmo sem saberem (e isso dentro da lei), para que as próximas gerações continuem ignorantes e no dolo. Assim, formam-se maus alunos, fazem-se professores ignorantes e a nação não cresce como a mídia diz, porque ela também está corrompida com a propina que “a indústria de cerveja” paga para ela, a tv e consequentemente a mídia, dizer que o álcool é bom na confidência de que se bebermos com moderação não somos alcoólatras.

E a nossa ignorância é tanta que votamos em palhaços e em ladrões. Será que seria o caso deixar os três poderes mais engraçado, para a nação ser feliz? Ou seria ignorância de nossos políticos não investir mais numa educação sofisticada que esta imitação de educação pública que temos? Parece que o manto do maligno nos cega tanto que não vemos o comodismo em todos os setores. Porque se está bom para mim e para os meus não me importarei com os outros, não vou “ter com as formigas” e não “amo o meu próximo como a mim mesmo”.

Assim os canários ficam presos em suas respectíveis gaiolas e louvam ao diabo e seus anjos numa santa ignorância que parece ser a verdade nua e crua, são alimentados para o dia do abate, mas cantam felizes.

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 05/10/2010
Código do texto: T2539546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.