Final Político de Velhas Raposas

Alguns políticos, conhecidos como “Velhas Raposas”, pela habilidade de se manterem no poder, independentemente da ideologia política, conseguiram ficar sempre “por cima”, desde a época da ditadura militar. Passando pelos diversos cargos políticos até chegarem ao Congresso Nacional, na Câmara ou no Senado, ali estavam tão acostumados, que nem imaginavam um dia sofrerem a “rasteira" do eleitor. O cargo de senador, por ter um mandato maior, é tão desejado, que muitos dizem até que “melhor do que no Senado só no céu”. Antigamente, só chegava lá depois de ter exercido quase todos os cargos políticos no Estado, a exemplo de ex-governadores. Depois, o caminho foi ficando mais aberto, ali chegando pessoas com menor expressão política.

Desejando ganhar “esse céu”, a disputa foi se intensificando, com maior número de concorrentes, tirando do trono alguém que já se considerava “cadeira cativa”. E eis que agora se ouve a grande choradeira daqueles que perderam “esse cantinho sagrado”.

Bem deviam imaginar que não se trata de cargo vitalício. Depende do voto do eleitor que está começando a despertar a sua importância, promovendo as mudanças que se fazem necessárias. Como já dizia o filósofo Heráclito, “a única coisa que é constante é a própria mudança”. Ainda bem que ninguém pode perpetuar-se no poder. A democracia existe para que dela possamos nos servir para promover a alternância de governos. Dizem que “a pior democracia ainda é melhor do que a melhor das ditaduras”. Então, que utilizemos a força do nosso voto para elegermos quem está a favor da democracia e não para quem se utiliza do governo para impor seu autoritarismo.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 06/10/2010
Código do texto: T2540699
Classificação de conteúdo: seguro