NO TEMPO DO MATA-BORRÃO ( papelão absorvente geralmente oferecidos pelas papelarias como brinde, ou melhor, propaganda )BVIW

- Meninas, coloquem a data no alto da página: 12 de março de 1934.

Glorinha entra afobada na sala segurando com muito cuidado o vidrinho de tinta. Ate então ela só escrevera a lápis, mas agora estava no segundo ano e ia escrever a tinta. Estava cheia de cuidados com o tinteiro, mas quando foi abri-lo pingou tinta na carteira e antes que a professora se aproximasse com o mata- borrão tentou limpar e acabou sujando a blusa.

Foi lavar a mão e voltou com a blusa molhada e ainda suja de tinta.

-Glorinha! Você esta toda molhada! Vai ficar doente!

- Professora, a Cida derramou tinta no meu caderno.

-Espere, não ponha a mão. E lá vai ela com o mata-borrão.

Alguém chora lá do outro lado da sala.

- Que foi agora?

Flora tinha escrito a data com muito cuidado, mas esqueceu do mata-borrão, passou a mão e borrou tudo.

- Fessora! A Margarida derrubou minha tinta no chão.

- Espere ai. Não vá pisar na tinta! Meu Deus! Não vou conseguir dar aula hoje! Quando será que vão inventar uma caneta-tinteiro?

*****

Fugi do tema? Não! Apenas contestei. Idade faz diferença sim. Quem não teve sua infância nos anos 30 talvez nem saiba o que é um mata-borrão.

Maith
Enviado por Maith em 06/10/2010
Reeditado em 06/10/2010
Código do texto: T2540797