REFLEXÃO DE VIAGEM

Viajar sempre fez parte do desejo humano de desbravar e viver novas paragens, conhecer e absorver diferentes culturas com vistas a uma visão crítica mais abrangente e compreensiva do planeta e seus habitantes, bem como para satisfazer o afã de sair dos limites de suas fronteiras e assenhorar-se do mundo de forma intelectual. Pegar a estrada, sobrevoar o céu por entre as nuvens, adentrar cidades e países antes desconhecidos, participar de atividades sui-gêneris e deslumbrar-se com ritmos, gastronomia e maneiras de ser características de cada ponto visitado e, sobretudo, ver o que ainda não havia sido visto, são os maiores objetivos de quem viaja.

As viagens tem a magia do lúdico que faz despontar um êxtase quase infantil nos adultos, e o encanto que transforma seus olhares os torna subitamente crianças, embora por instantes, mas de forma marcante. O primeiro deslumbre do viajante já brota quando o avião está prestes a pousar e ele tem uma panorâmica especial e privilegiada do lugar aonde chegou, através do sorriso e do brilho nos olhos. É como se um maravilhoso portal repentinamente se abrisse revelando, tantas vezes, decerto, o inusitado. A partir daquele instante começa a tão esperada aventura e, por fim, a retirada dos véus que escondiam o mistério e as belezas que serão visitadas e usufruídas.

Rostos, paisagens e gestos outrora jamais vislumbrados serão descortinados, provocando harmônica interação entre o recém chegado e as pessoas que o abraçam com sorrisos de boas vindas. Por isso, viajar é atividade intrínseca de homens e mulheres amantes dos melhores momentos da vida.

Gosto dos desafios porque eles remetem, geralmente, a túneis escuros ao fim dos quais não se sabe o que esperar, por essa razão assombram e fazem tremer aos incapazes de aceitar mudanças, embarcar nas novidades e deparar com diferentes impactos emocionais. Temer enfrentá-los é permanecer na medíocre zona de conforto a portas fechadas e perder oportunidades. Sair à luta e vencê-los, ou pelo menos tentar, é próprio dos vencedores. Quero ousar e por meus pés em solo a eles virgem e revisitar lugares por onde passei, assim, determinado, revigora-me o coração abrir meu espírito aos recantos longínquos por onde ainda não perambulei.

Porque esse desfrute inspirador de andarilho por tantas plagas me abrirá incontáveis horizontes e muitos desafios, como quando estive pela terceira vez em Buenos Aires, uma em Montevideu, também em Portugal, onde conheci Lisboa, Sintra, Coimbra, Fátima e Porto, passando rapidamente por Santiago de Compostela, na Espanha, afora as viagens por esse Brasil continental a exemplo de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Garibaldi, Gramado(RS) - esta, por ser tão linda e aconchegante, visitei-a quatro vezes -, Belo Horizonte, Ouro Preto, Sabará(MG), Recife(PE), Fortaleza(CE), Curitiba(PR), João Pessoa, Campina Grande(PB), entre outros. As emoções nascidas desses passeios registrei em alguns textos publicados no meu blog: http://gilbamar-poesiasecronicas.blogspot.com/.

Levar essas emoções aos amigos que me dão a honra de ler meus rabiscos é o mais importante dos meus propósitos, incentivando-os através dos melhores roteiros que traçarei por onde passar, com fotos que transmitirão sensações capazes de fazê-los se interessar por novas realidades, a singrar destinos para eles inéditos. Nesse intuito, tenho disponibilidade, disposição, interesse e sede de conhecimento. Comunico-me no idioma inglês não ainda de maneira fluente, estando disposto a aperfeiçoar-me nessa linguagem universal com grande entusiasmo a qualquer tempo. Pois a existência de homens e mulheres ganha maior sentido quando o aprendizado se faz fator prepoderante em seu viver.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 07/10/2010
Código do texto: T2543953
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.