Ah! Se minha vida toda coubesse em uma bolsa!

Como eu gostaria que minha vida toda coubesse dentro de uma bolsa, de verdade.

Mas, minha bagagem é muito grande: são amores, aflições, sonhos, planos, medos, paixões, insegurança, fragilidade, dores, angústias, manias, cacoetes, decepções, ansiedades, pensamentos, mágoas, imperfeições e a minha fértil imaginação enfim, não necessariamente nessa ordem... É realmente muita coisa para guardar dentro de uma simples bolsa, seja ela de mão ou à tira-colo.

E o peso desta bolsa? É o peso de toda uma vida, coisas que juntei desde o meu nascimento, sem a mínima vontade de descartá-las ou de separar-me delas.

Definitivamente fui uma boba, guardando inutilidades, deixando de viver a liberdade que eu sempre sonhei, e que alcancei a partir de minha independência financeira, há muitos anos atrás.

Com essa tralha toda, perdi momentos maravilhosos, eu podia ter aproveitado para curtir a vida adoidado não fosse a minha velha mania de não jogar nada fora, nem mesmo uma lágrima sequer ou ainda um sorriso amarelo, que jamais iria fazer-me falta.

Aos poucos, estou reorganizando minha bolsa, pois não estava conseguindo carregá-la para lado nenhum, tal era o peso desnecessário que eu havia armazenado dentro dela. Sou agora uma mulher que prefere até, não carregar bolsa nenhuma, por não querer justamente reunir novas tralhas e viver impedida de aproveitar a liberdade conquistada. Mas isto é impossível.

Quero a partir de então, carregar dentro da "bolsa da minha vida" somente o necessário para viver tranqüila, leve e feliz, já que, minha consciência não tem o peso dos erros do passado; por isso, eu agora só carrego dentro dela, assessórios tais como, solidariedade, paixão, coragem, amizade, amor, simplicidade, confiança, sinceridade, bondade e muita, muita vontade de viver.

Ah! e alguns itens leves e importantes, que permanecerão dentro dela, tais como: sonhos e imaginação, pois sem esses assessórios, não consigo pensar, são eles que me impulsionam a levar a vida adiante.

PS.: O título do texto "Ah! Se minha vida toda coubesse em uma bolsa!", foi escolhido, depois de uma conversa com meu filho, quando ele proferiu esta frase; eu achei interessante e então dei corpo à frase, com a ajuda de minha imaginação.