Lugares (in)prováveis - Soba 
Leblon - Rio de Janeiro


Uma dica e o nome sugestivo me levaram a conhecer este lugar, o que para mim já são dois bons motivos, ou dois pontos a favor. O terceiro veio logo ao entrar. “Que lugar simpático”, muito bem decorado, com os espaços bem aproveitados. Realmente tem uma carinha de bar, com aquelas banquetas enfileiradas sob um longo balcão para os comedores de noodles solitários, e com algumas mesinhas do outro lado para os acompanhados.

A simpaticíssima Miranda logo apareceu com seu sorriso e com toda educação ofereceu o cardápio que por sinal está de parabéns, por está muito bem diagramado e o melhor, tudo bem explicadinho e de fácil manuseio. O que mais me chamou a atenção foi à variedade de opções oferecidas. São sete tipos de entradas, quatro de saladas, treze tipos de “sobas” ou para os que ainda não sacaram soba é o yakisoba sem o yaki. Tá bom, descomplicando tudo, é macarrão japonês! Ah! Não posso esquecer-me dos três tipos de sobremesas! Tudo no estilo oriental, hein gente! Nada de sorvete de chocolate! Uma grande sacada no cardápio são os símbolos que identificam os pratos com pimenta e os pratos que não contem carne para o agrado dos vegetarianos.

Os sobas são divididos em duas categorias, sete variações denominadas “tradicionais” e seis variações denominadas “criações”. Apesar de a Miranda indicar o prato “Shangai” que acompanha lombinho e legumes ou o campeão de pedidos e imperdível “Osaka” que acompanha salmão, legumes e tempurá, uma frase me chamou a atenção para o prato “Hong Kong” – Generosos pedaços de carne – além claro do shitake, da cebola roxa, do ovo mexido e do brócolis.

Um telão a minha frente passando informações sobre a comida e o local me distraia enquanto esperava o meu pedido, que demorou praticamente os seis minutos prometidos na telinha. Na verdade eu estava testando o local, pois não se costuma achar pedaços generosos em muitos yakisobas por aí! Bem para minha grata surpresa, não só os pedaços de carnes eram generosos, mas como a porção servida na bem bolada tigela transparente também era generosa. Afinal come-se primeiro com os olhos e depois com a boca!

A palavra “autêntica” me veio logo a cabeça ao provar meu soba. Sem muitos enfeites, com um tempero agradável e suave pude sentir o sabor de cada ingrediente contido em meu pedido e saboreá-lo até o ultimo fiozinho de macarrão. Realmente saboroso!

Apesar de ficar tentado a provar as entradas, Harumaki de cogumelos ou Teriaky Chicken Wings ou o pastelzinho famoso Wonton recheados com camarão e catupiry, resolvi parar por ali, pois o Soba Noodle Bar certamente merece outras visitas.

O Horário de funcionamento é meio complicado de decorar, mas vamos lá! De Segunda a Quarta das 12hs às 24hs, Quintas e Domingos das 12hs às 1hs e nas Sextas e Sábados das 12hs até o último cliente! Nada complicada é a forma de pagamento, pois aceitam todos os cartões de crédito e débito e vales refeições. O Soba fica na Avenida Ataulfo de Paiva, 1174 – Loja C no Leblon, bem pertinho do baixo Leblon!

Deu aquela fominha, mas bateu a preguiça de sair de casa? Sem problemas é só ligar 2512.8360 que eles entregam na famosa caixinha de comida chinesa. Parece que durante a semana só rola entregas no Leblon e nas Sexta e Sábados eles vão um pouquinho mais alem. De uma ligadinha e pergunte, afinal a simpatia é tem de sobra na casa!


Conheça outros lugares (in)prováveis


Blog do Buraco por Ricardo Leão
Enviado por Blog do Buraco por Ricardo Leão em 08/10/2010
Reeditado em 08/10/2010
Código do texto: T2545648
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.